Coberturas especiais

Cres vai definir plano de ação decenal para a educação superior

Dirigentes estabelecerão estratégias para obter adesão dos países aos compromissos firmados

Entrada do Orfeo Superdomo, espaço multiuso em Córdoba que recebe parte das atividades
Entrada do Orfeo Superdomo, espaço multiuso em Córdoba que recebe parte das atividades Marcílio Lana / UFMG

Na tarde desta quinta-feira, em Córdoba, na Argentina, será realizada a cerimônia de encerramento da III Conferência Regional de Educação Superior (Cres 2018), oportunidade em que será lida a declaração da Conferência. O documento é um dos encaminhamentos da reunião, que levou à Argentina integrantes dos governos, das instituições de ensino superior, estudantes, representantes da sociedade civil e especialistas em educação, e servem como diretrizes para a participação latino-americana e caribenha na Conferência Mundial de Educação Superior, que será ocorrerá em Paris, em 2019.

Além da declaração, também está sendo elaborado um plano de ações, que só será finalizado daqui a três meses. O diretor do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe (Unesco-Iesalc), Pedro Henriquéz Guajardo, destaca a importância dos documentos para a elaboração de uma concepção da educação superior na região. “A declaração é um instrumento político, e o plano de ação é a parte concreta. Nossa meta é que a declaração se converta em propostas permanentes. O plano tem duração de 10 anos e deve ser implementado a partir de janeiro de 2019".

.

Pedro Henriquéz Guajardo é diretor do Iesalc
Pedro Henriquéz Guajardo: declaração deve se converter em propostas permanentesMarcílio Lana / UFMG

Acompanhamento
Formas de inibir a desistência dos países também estão sendo debatidas. “Vamos tentar estabelecer um mínimo de obstáculos, para evitar que as instituições, de fato, assumam o compromisso com a implantação das premissas e orientações estabelecidas coletivamente. Também vamos contar com um sistema de acompanhamento da implantação do plano”, completa Guajardo.

Organizada em conjunto pelo Unesco-Iesalc, pela Universidade de Córdoba, pelo Conselho Interuniversitário Nacional (CIN) e pela Secretaria de Políticas Universitárias (SPU) do Ministério da Educação Argentina, a Cres 2018 é uma das reuniões preparatórias da Conferência Mundial sobre o Ensino Superior, que ocorrerá em Paris, em 2019, e marca o centenário da Reforma Universitária de 1918, em defesa da autonomia e democratização da universidade pública. 

Na conferência estão sendo debatidos o atual cenário da educação superior na América Latina e Caribe e as estratégias para a próxima década com vistas aos objetivos do desenvolvimento sustentável e definições da agenda Educação 2030 da Unesco. A duas primeiras primeiras edições da Cres foram realizadas em Havana, Cuba (1996), e Cartagena, na Colômbia (2008).