Notícias Externas

Criado por Agatha Christie, Hercule Poirot é um dos detetives mais famosos da ficção

No programa Universo Literário, embaixador oficial da escritora no Brasil, Tito Prates, falou sobre personagem e obra da autora britânica

Estátua de Hercule Poirot, em Ellezelles, na Bélgica
Estátua de Hercule Poirot, em Ellezelles, na Bélgica Crédito: Lumixbx - Own work / CC BY-SA 3.0 / https://bit.ly/2AQtLwx

O mês de janeiro, em 2019, marca exatos 30 anos da primeira transmissão da série de TV britânica Agatha Christie’s Poirot. Exibida pelo canal ITV até 2013, a produção teve 62 episódios, todos inspirados em livros e contos da Rainha do Crime, nos quais seu detetive mais famoso, o belga Hercule Poirot, resolve os mais enigmáticos casos.

O investigador, que aparece logo no primeiro livro da autora – O misterioso caso de Styles, publicado em 1920 – protagonizou mais de 40 histórias da escritora britânica, e é seu personagem mais conhecido. Poirot é marcado por uma personalidade extremamente extravagante e pela postura nada modesta. É descrito também como uma figura elegante e impecável, sempre cuidadosa com seu imponente e belo bigode.

Com uma forma peculiar e bastante metódica de lidar com os acontecimentos, e uma capacidade ímpar de solucionar crimes e mistérios utilizando suas famosas “células cinzentas”, Hercule Poirot alcançou grande notoriedade no gênero policial e é um dos detetives mais conhecidos da ficção.

O embaixador oficial de Agatha Christie no Brasil, Tito Prates, autor da biografia Agatha Christie From My Heart – Uma Biografia de Verdades, falou sobre a figura peculiar e também sobre a obra da britânica, em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta quinta-feira, 17.

Ouça a conversa com Michelle Bruck 17-01-2019.mp3

Produção de Maitê Louzada, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória