Criminalidade na adolescência é tema de eventos internacionais

Estudo psicanalítico sobre a desistência do crime será apresentado no fim de agosto

Colóquio discute a vulnerabilidade e e exclusão social ligadas à criminalidade envolvendo adolescentes
Colóquio discute vulnerabilidade e exclusão social associadas à criminalidade envolvendo adolescentes Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nos dias 30 e 31 de agosto, o Núcleo Psilacs (Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo), do Departamento de Psicologia da UFMG, em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisas da PUC Minas, promove o 2º Colóquio Internacional Adolescências e Leis e o 10º Seminário Clínico Adolescências em Tempos de Guerra, no auditório do CAD 2, campus Pampulha.

Nos dois eventos, serão apresentados os resultados de investigações e intervenções no escopo da pesquisa Adolescências e leis: um estudo psicanalítico sobre a desistência do crime na adolescência, principalmente com base nos processos psicossociais relativos às áreas de Direitos Humanos e Juventudes. A intenção é discutir a construção de um estudo de referência internacional que indique políticas públicas para combater a vulnerabilidade e a exclusão social associadas à criminalidade envolvendo adolescentes.

Estão confirmadas a participação de professores de projeção acadêmica internacional, como François Sauvagnat, da Université de Rennes II, na França, o colombiano Hector Gallo, da Universidad de Antioquia, na Colômbia, além de estudiosos brasileiros, como João Batista da Costa Saraiva, Roberto Calazans, Nádia Laguárdia de Lima e Miriam Debieux Rosa.

O colóquio e o seminário estão estruturados em quatro eixos temáticos: Experiências adolescentes, infração e práticas socioeducativas; Adolescência e ato infracional: família; Adolescência e ato infracional: educação e profissionalização; Adolescência e ato infracional: construções singulares e institucionais das saídas da criminalidade.

Na tarde de quinta-feira, dia 30, haverá ainda o lançamento de livros referentes à pesquisa Adolescências e leis e obras que se relacionam aos temas trabalhados pelo Psilacs. A lista de livros pode ser consultada no evento do lançamento. As inscrições para ouvintes continuam abertas na página do evento, onde também está disponível a programação.