Pesquisa e Inovação

Crise de representação favorece surgimento de lideranças digitais na AL, diz estudo

Tema de novo episódio do programa 'Aqui tem ciência', tese da Ciência Política analisou o fenômeno no Brasil, no Peru e no México

A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) surfou na crise de representatividade e depois perdeu força
A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) surfou na crise de representatividade e depois perdeu força nas redes sociaisCleia Viana I Agência Câmara de Notícias

Como Kim Kataguiri, Joice Hasselmann e Olavo de Carvalho, entre outros, passaram de  influenciadores digitais a lideranças políticas nos últimos anos? O cientista político e pesquisador do Grupo Opinião Pública da UFMG Joscimar Silva investigou essa questão em sua tese de doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFMG. 

O trabalho mostra como a emergência dessas lideranças está ligada não apenas ao uso das redes sociais, mas também à crise de representação política que ganhou força no Brasil desde as manifestações de 2013. E o fenômeno não é apenas brasileiro. Ele ocorre no México e no Peru, países onde também foram realizados protestos contra o sistema político que, assim como no Brasil, tiveram como características o questionamento às bandeiras partidárias, às instituições políticas e à corrupção. 

Joscimar Silva investigou os dados do Latinobarômetro, levantamento que, desde 1995, analisa o comportamento político na América Latina e identificou uma desconfiança extrema nos partidos políticos e em outras instituições democráticas desses três países. Ele concluiu que as lideranças digitais aproveitam-se desse contexto de crise de representação e usam as redes sociais como trampolim para direcionar seus discursos para nichos específicos. 

O estudo também alerta para o risco que essas lideranças podem representar para a democracia, já que elas nem sempre respeitam as regras do jogo. Saiba mais no novo episódio do Aqui tem ciência, da Rádio UFMG Educativa.


Raio-x da pesquisa
Tese: Surfando na crise de representação e nos valores: lideranças políticas emergentes e mídias sociais digitais na América Latina

O que é: pesquisa que tem o objetivo de compreender o surgimento de lideranças políticas digitais nas mídias sociais digitais no atual contexto de crise de representação na América Latina, marcado por protestos antissistema, queda da confiança nos partidos, rejeição às instituições e aos procedimentos da democracia representativa liberal

Pesquisador: Joscimar Souza Silva 

Programa de Pós-graduação: Ciência Política

Orientador: Helcimara de Souza Telles (UFMG) 

Coorientador: Jesús Alejandro Moreno Alvarez (Itam, México)

Ano da defesa: 2021

Financiamento:  Associação Latino-americana de Ciência Política e Capes

Joscimar Silva: pesquisa mostra que precisamos ter cuidado ao absorver conteúdos de redes sociais
Joscimar: lideranças surgiram em meio a protestos antissistema e queda de confiança na democraciaArquivo pessoal

O episódio 78 do programa Aqui tem ciência é apresentado por Beatriz Kalil e produzido por Paula Alkmim. Os trabalhos técnicos são de Breno Rodrigues.
O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da emissora apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa da Universidade.

Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast, como o Spotify, e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.