Jornada Brasil-Índia discute crise contemporânea

Experiências de povos tradicionais dos dois países podem indicar caminhos para superação de desafios

Poluição no lago Santragachi na Índia
Poluição no lago Santragachi, na Índia Biswarup Ganguly / Wikimedia Commons

As dimensões econômicas, políticas e sociais da crise ambiental e humana pela qual passa o planeta serão objeto de discussão da terceira Jornada Internacional Brasil-Índia, programada para o período de 21 a 24 deste mês, na Faculdade de Ciências Econômicas. Conferências, mesas-redondas, oficinas e espetáculos culturais compõem a programação. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas por meio deste link.

A subordinação da natureza ao consumo predatório e o desencantamento do mundo motivam e resultam as tensões que o planeta atravessa. Para os organizadores, as experiências indiana e brasileira, particularmente seus povos nativos e tradicionais, podem indicar caminhos e eventuais alternativas para enfrentar os desafios postos ao mundo contemporâneo.

O seminário será aberto na noite do dia 21 com a conferência A natureza e o sagrado na crise contemporânea, proferida pelos professores Dilip Loundo (UFJF) e Joaquim Monteiro (UFPB). Em seguida, três mesas abordarão os temas Modernidades e tradições: mudanças e resiliências; Diálogos interculturais: história e arte; e Natureza, desenvolvimento e utopias. Entre os palestrantes estrangeiros, estão os professores Vinay Lal (Universidade da Califórnia, Los Angeles), Sudhir Chella Rajan (Madras Instituto de Tecnologia da Índia, Bombaim) e Santhakumar V. Nair (Universidade Azim Premji, Bangalore).

Nas manhãs dos dias 23 e 24, serão realizadas três oficinas práticas de música indiana, dança indiana e Ayurveda. As vagas para as oficinas são limitadas e podem ser feitas em formulário próprio. Encerra a Jornada o concerto Musicalidades brasileiras e indianas, com os artistas Helder Araújo, Heloisa Feichas e Rashmi Bhatt.

Organizada sob o tema A natureza e o sagrado na crise contemporânea, a jornada internacional encerra o calendário anual do Centro de Estudos Indianos (CEI) do Departamento de Relações Internacionais da UFMG. As mesas-redondas terão tradução simultânea.