CTVacinas participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Em estande montado em Brasília, equipe divulga suas frentes de desenvolvimento de testes diagnósticos e imunizantes

fwf
Estande do CTVacinas montado no Parque da Cidade, em Brasília
Acervo CTVacinas

Uma equipe com 12 estudantes, entre graduandos e pós-graduandos, vinculados ao Centro de Tecnologia em Vacinas (CTVacinas) da UFMG, integra uma estrutura que está montada na 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

“A equipe está apresentando nossas pesquisas em desenvolvimento de vacinas e testes sorológicos e moleculares. Levamos vários banners e outros materiais explicativos”, informa a professora da Faculdade de Farmácia Ana Paula Fernandes, uma das coordenadoras do CTVacinas, onde são desenvolvidos os estudos da vacina SpiN-TEC contra a covid-19

A feira montada no pavilhão de exposições do Parque da Cidade, em Brasília, conta com palestras, exposições e dinâmicas, gratuitas, que estimulam a curiosidade científica.

A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta foi o tema escolhido para esta edição, que começou no dia 2 e segue até quarta-feira, dia 8. Ao todo, 167 instituições participam do evento.

UFMG é referência
Pela segunda vez consecutiva, o CTVacinas participa do evento na condição de associado à Rede Vírus do MCTI.

No ano passado, um laboratório de vidro com cerca de 10 metros quadrados e um estande de quatro metros quadrados foram montados pela equipe do CTVacinas no pavilhão. No estande, os pesquisadores explicaram o processo de diagnóstico da covid-19 com ênfase nos insumos usados na realização dos exames e apresentaram os projetos de testes e vacinas contra o coronavírus em desenvolvimento na UFMG.

Ana Paula Fernandes enfatiza que o CTVacinas tem o compromisso de comunicar as ações dos pesquisadores brasileiros realizadas ao longo da pandemia, bem como o potencial do Centro para desenvolvimento de outros testes e vacinas. “Também estamos divulgando a criação do Centro Nacional de Vacinas, no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC). Levamos material sobre o projeto arquitetônico e de infraestrutura do Centro, que será montado em parceria entre o MCTI e o Governo de Minas Gerais”, informa a professora.

Divulgando a ciência

A SNCT foi instituída por decreto presidencial de 9 de junho de 2004, e é realizada anualmente. O evento conta com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação, secretarias de Ciência e Tecnologia, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

A Semana se propõe a mostrar a importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento do país. Sua finalidade é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, para temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

São realizadas ações de divulgação científica, como instalação de tendas em praças públicas, palestras, cursos, oficinas, experimentos, teatro, observação do céu, visitas técnicas, debates, visita de cientistas às escolas, distribuição de cartilhas e livros, exibição de vídeos, excursões, programas em rádio e TV, entre outras.