CT Vacinas promove curso de edição de genomas

Formação é aberta a pesquisadores que tenham cursado disciplinas das áreas de biologia molecular, bioquímica e afins

Representação da estrutura do DNA
Representação da estrutura do DNA Michael Ströck / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

O CT Vacinas, formado por pesquisadores da UFMG e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizará, de 18 a 23 de fevereiro, o curso de edição de genomas com base na tecnologia CRISPR/CAS9. O objetivo é mostrar as diversas aplicações dessa técnica, em especial no estudo de infecções e geração de parasitos com genes inativados para o desenvolvimento de vacinas. As inscrições podem ser feitas até 4 de fevereiro

A formação, que será ministrada por 10 pesquisadores que são referências internacionais na área, é direcionada a estudantes de graduação e pós-graduação em ciências  biomédicas e áreas afins. Como pré-requisitos, deverão ter cursado disciplinas de graduação nas áreas de biologia molecular e bioquímica ou equivalentes.

Diagnósticos e vacinas
O CT-Vacinas é um núcleo de pesquisas em biotecnologia, resultado de parceria estabelecida entre a UFMG, o Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Minas) e o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec).  O grupo dedica-se ao desenvolvimento de novas tecnologias para produção de kits de diagnóstico e de vacinas contra doenças humanas e veterinárias.