Extensão

CTE recebe seleção brasileira paralímpica de natação

Atletas cumpriram agenda de treinamento visando aos Jogos de Tóquio

A seleção brasileira paralímpica de natação escolheu o Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG para completar a programação preparatória para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Na semana passada, os paratletas contaram com o suporte da equipe multidisciplinar da UFMG para realizar treinamentos físicos e fisioterápicos e tomadas de tempo dentro da piscina.

O head coach da seleção, Leonardo Tomasello, reconheceu a qualidade dos equipamentos oferecidos pelo CTE, eleito pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como um dos 13 centros de referência para o treinamento de atletas com deficiência, e avaliou a qualidade dos serviços disponibilizados: “É muito difícil encontrar uma estrutura assim, com uma piscina aquecida, de 50 metros, com blocos oficiais e raias em excelente estado. E é tudo muito próximo: no andar abaixo, tem academia, fisioterapia...”, afirma.

Para a professora Andressa de Mello, coordenadora do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro do CTE-UFMG, a experiência foi engrandecedora, tanto para os profissionais quanto para os jovens em formação: “Foi muito importante para que os futuros atletas paralímpicos que eventualmente surgirem no Centro tenham como destaque aqueles que já estão competindo em alto nível”, destaca.

As Paralimpíadas de Tóquio serão realizadas de 25 de agosto a 6 de setembro.

Ficha técnica: Luiz Cisi e Yves Vieira (produção); Yves Vieira (reportagem); Ravik Gomes e Antônio Soares (imagens); Otávio Zonatto (edição de imagens); Olívia Resende (edição de conteúdo).