Lazer e esporte

CTE vira polo de preparação de atletas paralímpicos

Atletismo, natação e halterofilismo são as modalidades contempladas

A professora Andressa Mello e o atleta David Hovadick, que já treina no CTE
A professora Andressa Mello e o estudante David Hovadick, que já treina no CTE Foca Lisboa / UFMG

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG passa a atuar como Centro de Referência Paralímpico. Na instituição, serão realizadas atividades de preparação de atletas, formação de recursos humanos e desenvolvimento de pesquisa, segundo prevê protocolo de intenções assinado no fim de 2018 pela UFMG e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Parte das atividades será viabilizada, nos primeiros dois anos, por recursos da ordem de R$ 1,76 milhão, liberados pelo Ministério do Esporte. 

As atividades do CTE serão dedicadas ao atletismo, à natação e ao halterofilismo. O objetivo é apoiar atletas com deficiência na participação em competições dentro e fora do Brasil. No prazo mais curto, o foco do projeto são os Jogos Parapan-americanos de Lima, em setembro deste ano, e as Paralimpíadas de Tóquio, em setembro de 2020.

A previsão é de que a parceria com o CPB beneficie, numa primeira fase, 50 atletas, incluindo oito que já iniciaram os treinamentos neste ano.

O credenciamento do CTE como polo de referência paralímpico é abordado na reportagem de capa da edição 2.046 do Boletim UFMG.