Pesquisa e Inovação

Culturas do minhocuçu e do pequi são retratadas em documentários

Filmes produzidos por laboratório do ICB estão em exibição neste mês no Programa Panorâmica, da TV UFMG

A edição de agosto do Programa Panorâmica, da TV UFMG, exibe quatro documentários sobre os projetos Pequi e Minhocuçu: A pontinha e o pequi, Uma pontinha de sabores, O ouro do cerrado e O minhocuçu é o nosso bem. Os filmes, com ricas e numerosas imagens, mostram a região central de Minas Gerais, seu meio ambiente e as comunidades da região. Também são apresentadas as atividades realizadas, o cotidiano e os personagens envolvidos nos processos de produção. 

A atividade de extração do minhocuçu é praticada desde 1930 na região central de Minas Gerais e é a principal fonte de renda para muitas famílias, principalmente nos municípios de Paraopeba, Curvelo e Caetanópolis, onde ocorrem a extração e comercialização da espécie Rhinodrilus alatus. No entanto, durante o desenvolvimento do Projeto Minhocuçu, que teve início em 2004, foi constatada pelas próprias comunidades a necessidade de geração de formas alternativas de trabalho e renda, principalmente durante a época chuvosa, na qual os minhocuçus se reproduzem, ou seja, quando não devem ser capturados. 

Foi assim que nasceu o Projeto Pequi, que assim como o Projeto Minhocuçu, é desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas Socioecológicos do ICB. O Projeto Pequi é resultado de um levantamento feito junto aos quilombolas para identificar possíveis frutos do cerrado que pudessem ser utilizados como fonte alternativa de renda. O fato de ser um fruto abundante na região e de sua frutificação coincidir com o período de reprodução do minhocuçu possibilita trabalhar com as duas espécies em momentos diferentes. 

O programa Panorâmica estreou na última terça-feira, 14 de agosto, no Canal Universitário (12, da NET, e 14, da Oi TV). Suas reprises estão programadas para terças, às 12h15, quartas e sextas, às 19h30, e aos sábados, às 20h. A atração também está disponível no canal da TV UFMG no Youtube.

Equipe:

Roteiro, produção e direção: Ana Fatorelli

Direção de Imagens: Márcia Milagre

Imagens: Samuel do Vale e Cássio de Jesus 

Edição: Márcia Botelho