Extensão

Cursinho popular da Medicina seleciona voluntários

Há vagas para professores, monitores e assessores administrativos

Alunos do cursinho Guimarães Rosa em sala de aula
Alunos do cursinho Guimarães Rosa em sala de aula Átila Paraguassú / Medicina-UFMG

Cursinho Popular Guimarães Rosa, da Faculdade de Medicina, que oferece aulas gratuitas a estudantes de baixa renda que cursam ou concluíram o ensino médio em escolas da rede pública, está selecionando voluntários para exercer as atividades de professor – em qualquer disciplina –, monitor e assessor administrativo.

As inscrições devem ser feitas até 10 de novembro, exclusivamente pela internet. No site do cursinho, estão disponíveis o edital e o formulário de inscrição. As vagas destinadas aos assessores administrativos são reservadas a alunos da Faculdade de Medicina. Eles podem atuar nas diretorias financeira, de recursos humanos, comunicação, pedagógica ou de simulados, com carga horária de três horas semanais. As vagas de professores e monitores podem ser preenchidas por quem está cursando qualquer período da graduação ou tenha concluído o ensino superior. A carga horária é de quatro horas por semana.

O projeto de extensão é vinculado ao Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina, sob orientação das professoras Daiana Elias Rodrigues e Aline Almeida Bentes. A ação integra a rede de cursinhos populares de Belo Horizonte, que busca democratizar o acesso às universidades públicas.

O Cursinho Popular Guimarães Rosa está em atividade há um mês na Faculdade como intensivo para redação, com aulas três vezes por semana. Os alunos foram recrutados por meio do banco de dados do Equalizar, outro cursinho popular com sede no campus Pampulha.

Orientação e apoio
O processo seletivo consiste em preenchimento de formulário, redação de uma carta de intenção e aula introdutória sobre educação popular. Na segunda fase, serão realizadas dinâmica de grupo para voluntários administrativos, aula expositiva, entrevista para o preenchimento de vagas de professor e uma prova para os monitores.

Os voluntários selecionados serão orientados por professores da Faculdade e poderão contar com apoio jurídico, administrativo e pedagógico da rede de cursinho populares de Belo Horizonte.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail guimaraesrosacp@gmail.com.

Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina