Cursinho prepara imigrantes para as provas do Enem

Projeto de extensão tem acolhido principalmente estudantes do Haiti, da Colômbia e da Venezuela

Cursinho dedicado à preparação para o Enem oferta monitorias e apoio psicológico Reprodução / Facebook Pró-Imigrantes

O Cursinho Popular Pró-Imigrantes da UFMG, que prepara imigrantes, refugiados, apátridas e residentes com visto humanitário para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tem inscrições abertas. Coordenado pela professora Luciane Corrêa Ferreira, da Faculdade de Letras (Fale), o projeto de extensão está iniciando, de forma remota, um novo ano letivo, com aulas no período noturno.

A iniciativa foi tema de entrevista concedida por Daiane Joice da Silva, professora e coordenadora estudantil do projeto, ao programa Expresso 104,5 desta terça, 25. O cursinho, que conta com 21 professores, é avaliado pela estudante de Letras da UFMG como uma oportunidade de crescimento e aprendizado tanto para os alunos quanto para quem leciona.

Segundo Daiane, o projeto oferta aulas de todas as disciplinas exigidas no Enem, especialmente português, que é uma das principais dificuldades dos imigrantes. A iniciativa recebe inscrições durante todo o ano, mas a coordenadora ressalta a importância de efetivar a matrícula o quanto antes, pois assim o estudante terá mais tempo para se preparar para o Enem com o suporte das aulas.

Na entrevista, Daiane da Silva destacou os resultados positivos da formação. “Em 2020, os alunos imigrantes tiveram a possibilidade de ingressar na UFMG por meio do edital para refugiados, uma vez que se trata de grupo vulnerável. Quatro alunos foram aprovados, e três deles iniciaram os estudos na UFMG neste primeiro semestre de 2021", comemorou.

As matrículas para o cursinho Pró-Imigrantes podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível no perfil do projeto no Instagram. A iniciativa pode ser acompanhada pelo Facebook e pelo canal no YouTube.

Produção: Enaile Almeida e Filipe Sartoreto
Publicação: Alessandra Dantas