Extensão

Curso abordará contribuições da literatura e do cinema para a filosofia

Com inscrições abertas até 13 de março, primeiro módulo versará sobre as tragédias de Electra e Medeia

Medeia, por Eugène Delacroix
Medeia, por Eugène Delacroix Wikimedia Commons / Public domain

A próxima edição do projeto de extensão Filosofia na Praça, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFMG, vai discutir a recepção de autores clássicos da filosofia pelo cinema e refletir sobre a contribuição de escritores e diretores para importantes questões filosóficas.

Com o tema Ética e estética: do texto à tela, o projeto terá aulas a partir do dia 13 de março, sempre às quartas-feiras, das 19h30 às 21h, no Espaço do Conhecimento UFMG. Professores das áreas de filosofia, literatura e cinema analisarão o tema à luz de diferentes perspectivas teóricas. Quatro módulos compõem a programação.

No primeiro módulo, Electra e Medeia – matricídio e filicídio em cena, a professora Maria Cecilia de Miranda N. Coelho, do Departamento de Filosofia, abordará temas do matricídio e do filicídio por meio da análise de cenas de tragédias gregas relativas às personagens Electra e Medeia, como em filmes dos diretores Cacoyannis, Jancso, Visconti, Canijo, Pasolini,  von Trier e Dassin. Esse módulo começa no dia 13 e prossegue nos dias 20 e 27 de março e 3 de abril. 

A mitologia grega e suas reencenações nas artes visuais é o tema do segundo módulo, no qual a professora Celina Figueiredo Lage, da Escola Guignard, apresentará, nos dias 10, 17 e 24 de abril e 8 de maio, algumas releituras de mitos gregos no âmbito das artes visuais. São os casos do mito da Odisséia, de Homero, retratado nos filmes O desprezo, de Jean-Luc Godard, e Um olhar a cada dia, de Theo Angelopoulos, os mitos de Platão na obra República, com destaque para o da caverna em suas recriações fílmicas, além de representações da mitologia nas obras de outros artistas contemporâneos.

Dilemas, literatura e política
Nos dias 15, 22 e 29 de maio e 5 de junho, o professor Sérgio Alcides Pereira do Amaral, da Faculdade de Letras, com base em cinco filmes relacionados a obras literárias, discutirá, no módulo Dilema/Cinema, as maneiras pelas quais a ficção se aproxima de questões como fanatismo, maldade e culpa.

O quarto e último módulo terá como tema Literatura e política no cinema dos Straub, ministrado pelo professor César Geraldo Guimarães, do Departamento de Comunicação Social da Fafich.  No módulo, serão abordadas as relações entre o texto literário e a escritura fílmica com base nas correlações entre a literatura de Cesare Pavese (A lua e as fogueiras e Conversações com Leucó) e de Franz Kafka (O desaparecido ou Amerika)  e os filmes de Jean-Marie Straub e Danielle Huillet (Da nuvem à resistência  e Relações de classe). As atividades desse módulo ocorrerão nos dias 12, 19 e 26 de junho e 3 de julho.

Filosofia na Praça é aberto à comunidade. Os interessados devem efetuar matrícula no site da Fundep. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários. Outras informações podem ser consultadas no site do projeto ou solicitadas pelo e-mail filosofianapraca@gmail.com.br