Ensino

Curso de extensão discute o real como questão filosófica

Nova edição do 'Filosofia na Praça' terá como eixos a psicanálise, a poesia e a física quântica

A realidade na física quântica é um dos temas a ser abordados no curso
Física quântica é um dos eixos do curso Pixabay/CC0 Creative Commons

Como saber que o real é real? A indagação vai permear os quatro módulos da nova edição do projeto de extensão Filosofia na Praça – cursos temáticos, abertos à comunidade, que estimulam reflexões sobre questões relevantes da cultura contemporânea. Sob o tema O real como questão filosófica, serão ofertados módulos independentes ministrados por professores da UFMG e da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

O primeiro módulo, Real e realidade em filosofia e psicanálise, será ministrado pelo professor Gilson Iannini, do Departamento de Psicologia da UFMG, de 22 de agosto a 12 de setembro, sempre às quartas-feiras. Segundo a sinopse do curso, o professor abordará “o estatuto da realidade – e de termos correlatos – como um ponto de interseção e de tensão entre os discursos da filosofia e da psicanálise”, partindo de distinções fundamentais da metapsicologia freudiana, como realidade psíquica e realidade material, princípio do prazer e princípio de realidade.

Percepção e poesia
No segundo momento, de 19 de setembro a 10 de outubro, o professor Marco Aurélio Sousa Alves, do Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação e Humanidades da UFSJ, ofertará o módulo Percepção e realidade. Serão discutidas noções de consciência, representação e conceito, com base em estudos recentes das ciências cognitivas e da neurociência.

O terceiro módulo, cujo tema é O real na poesia, será ministrado pelo professor Sérgio Alcides Pereira do Amaral, da Faculdade de Letras da UFMG, de 17 de outubro a 6 de novembro. O professor vai trabalhar com obras de poetas como Novalis, Mandelstam, Aristóteles, Wallace Stevens, Octavio Paz, Cecília Meireles, Drummond, Seféris e Jorge de Sena, abordando as concepções do real na poesia moderna e os expulsos da República de Platão e seus defensores.

Por fim, a professora Patrícia Kauark Leite, do Departamento de Filosofia da UFMG, ministrará o módulo Realidade e física quântica, de 14 de novembro a 5 de dezembro. A professora pretende analisar e discutir as principais questões suscitadas pela física quântica sobre a noção de “realidade objetiva” e sobre a forma como  sua representação é construída.

O curso será ministrado sempre às quartas-feiras, das 19h30 às 21h10, no Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade. As inscrições podem ser feitas tanto em módulos individuais quanto no curso completo, pela internet, ou presencialmente, no posto da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), na Praça de Serviços do campus Pampulha. Serão cobrados R$ 165 por módulo e R$ 595 pelo curso completo. Mais informações estão disponíveis no site do curso de Filosofia