Mestrado profissional para professores de biologia abre inscrições na segunda

Oferecido por 18 universidades sob a coordenação da UFMG, Profbio é semipresencial

Aula inaugural do curso na UFMG em 2017
Aula inaugural do curso na UFMG em 2017 Divulgação / Profbio

Docentes do ensino médio com curso superior em Ciências Biológicas, Biologia ou Ciências com habilitação em Biologia podem se inscrever, a partir desta segunda-feira, dia 15, no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (Profbio). O curso, oferecido por rede formada por 18 universidades sob a coordenação da UFMG, é semipresencial.  As inscrições terminam no dia 22 de agosto e devem ser feitas no site da Copeve.

O Profbio qualifica os professores com base em um viés investigativo, levando-se em conta que a biologia é uma ciência experimental. “O intuito é aproximar a forma de ensinar e os processos de descobertas biológicas”, explica a subcoordenadora do projeto, Monica Rodriguez. O conteúdo on-line será oferecido por meio do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed).

O curso pauta-se na lógica da construção e consolidação dos conhecimentos biológicos, por meio da aplicação do método científico e de uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs).

Vagas
As aulas presenciais do curso serão ministradas em apenas um dia da semana, de segunda a sábado, definição que cabe a cada universidade. São ofertadas 500 vagas, distribuídas de acordo com a disponibilidade de cada instituição associada - 50 delas serão alocadas na UFMG.

O exame nacional de acesso será realizado no dia 29 de setembro, e o resultado final, divulgado a partir de 15 de outubro, na página da Copeve. A rede nacional do Profbio congrega 18 instituições de ensino superior públicas, federais e estaduais, distribuídas por todo o território nacional.

O edital do processo seletivo está disponível no site do Programa.