Curso discute prevenção do suicídio no meio universitário

Curso terá dois módulos em Agosto e outros dois em Setembro

Abertura do curso ocorreu nessa segunda-feira, 13, no prédio da Reitoria.
Abertura do curso ocorreu nessa segunda-feira, 13, no prédio da Reitoria. Bárbara Gonçalves / Proex

A UFMG recebe nesta segunda e terça-feiras, 13 e 14, o primeiro módulo do curso de extensão 'Modelos para a construção de um plano de prevenção do suicídio com o jovem universitário', que será ministrado pelo professor do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, a UnB, Marcelo Tavares. A iniciativa se baseia no conceito de prevenção em saúde pública, que discute a identificação e a organização de fatores de risco e de proteção. Num tempo em que a depressão é tida como o mal do século, é fundamental que se discuta como prevenir o suicídio.

O professor e pesquisador da área de prevenção e intervenção em crise, Marcelo Tavares, conversou com o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa, nessa segunda-feira, 13.

ouca-a-conversa-com-filipe-sartoreto-13-08-2018.mp3

Se você está com pensamentos suicidas ou desânimo em relação à vida, não deixe de procurar ajuda. O Centro de Valorização à Vida oferece apoio emocional e prevenção do suicídio de modo totalmente sigiloso e gratuito, 24 horas por dia. Você pode conversar com um dos voluntários ligando para o 188, ou acessando o site www.cvv.org.br.

Na UFMG, os estudantes podem procurar o Núcleo de Escuta da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, a Prae, que fica no segundo andar do prédio da Reitoria. O telefone para contato é o 3409-4178.

Com produção de Giulliana Santos e João Rezende, sob orientação de Alessandra Dantas e Hugo Rafael