Dislexia do desenvolvimento é tema de curso na Fafich

Aulas serão realizadas em março e abordarão aspectos da neuropsicologia do transtorno

Curso é destinado a estudantes e profissionais de psicologia e da área da saúde e educação
Dislexia do desenvolvimento é definida pela causa e não pelo efeito
Emmanuel Huybrechts / Creative Commons

Estão abertas, até 21 de março, as inscrições para o curso Dislexia do desenvolvimento: dos modelos cognitivos à prática clínica, que será realizado na Fafich, nos dias 22 e 23 de março. O objetivo da formação é revisar conhecimentos sobre a neuropsicologia da dislexia do desenvolvimento, variação do transtorno que está no grupo das dislexias definidas pela causa e não pelo efeito: surge em quadros de deficiência hormonal, má nutrição, negligência e abusos infantis e diminui com o avanço da idade.

Com carga horária de 17 horas/aula, o curso é destinado a estudantes e profissionais de psicologia, saúde e educação (medicina, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, enfermagem e pedagogia). O ministrante será o professor Vitor Geraldi Haase, do Departamento de Psicologia da UFMG e coordenador do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento.

As atividades buscam promover a aplicação translacional dos avanços mais recentes em modelagem cognitiva, neuroimagem funcional e estrutural e genética molecular. Na medicina, o conceito de translacionalidade remete, de acordo com a Academia Brasileira de Ciências, a um novo paradigma que visa acelerar a transferência do conhecimento gerado em pesquisa para a prática médica cotidiana.

A formação é dividida em quatro módulos: epidemiologia clínica, modelos cognitivos, neurobiologia e avaliação.

O valor do curso é de R$350 para profissionais e R$250 para estudantes de graduação ou pós-graduação de qualquer instituição de ensino. É necessário apresentar, no ato da inscrição, comprovante de vínculo válido e atualizado.

As aulas serão realizadas no dia 22 de março, das 13h às 20h, e no dia seguinte, das 8h às 12h e das 13h às 19h. Interessados devem se inscrever pelo site da Fundep.