Curso gratuito prepara para seleção do Coltec e do Cefet

Mantido por estudantes da UFMG, 'Equalizar' é destinado a alunos de baixa renda da Grande BH

Alunos aprovados no Cefet-MG em 2016
Alunos aprovados no Cefet-MG, em 2016 Divulgação

Jovens de famílias de baixa renda da Região Metropolitana de Belo Horizonte que desejam ingressar nos cursos técnicos do Cefet-MG e do Coltec já podem se candidatar a uma das vagas oferecidas pelo projeto Equalizar, pré-vestibular gratuito e sem fins lucrativos. As inscrições vão até 16 de fevereiro, e a prova de admissão será realizada no dia 4 de março. Leia o edital.

O Equalizar é um programa de extensão mantido pelo trabalho voluntário de estudantes da UFMG e de profissionais que atuam fora da Universidade. Seu objetivo é ajudar alunos de escolas públicas municipais ou estaduais a ingressar em uma instituição de ensino técnico ou superior de qualidade, com foco nos institutos federais.

Para o curso pré-técnico são oferecidas 40 vagas, distribuídas em três modalidades. Com 23 vagas, a modalidade 1 é destinada a candidatos que vão cursar o nono ano do ensino fundamental. A modalidade 2, com 13 vagas, reunirá estudantes matriculados no primeiro ano do ensino médio em 2018. Por fim, a modalidade 3, com quatro vagas, é aberta a alunos que fizeram o pré-técnico Equalizar em 2017. As aulas começam no dia 19 de março e serão ministradas na Escola de Engenharia, no campus Pampulha, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.

Critérios
O estudante interessado em ocupar uma vaga deverá preencher os seguintes requisitos: comprovar renda familiar bruta mensal per capita não excedente a 1,5 salário-mínimo e cursar o nono ano do ensino fundamental em escola pública municipal ou estadual em 2018 (para inscritos na modalidade 1); estar cursando o primeiro ano do ensino médio em escola pública municipal ou estadual em 2018 (modalidade 2); estar cursando o ensino médio em escola pública municipal ou estadual em 2018 (modalidade 3). O candidato não pode ter abandonado algum curso preparatório anterior oferecido pelo Equalizar.

Estrutura
O Equalizar surgiu em 2015 com o objetivo de preparar estudantes carentes oriundos de escolas públicas para as provas de seleção do Cefet e Coltec. Em seu primeiro ano, mais de 25 alunos foram aprovados, número que cresce a cada ano.

Sediado na Escola de Engenharia, o curso conta com salas com projetores e biblioteca. A preparação inclui oferta de atendimento exclusivo a monitorias e acompanhamento psicopedagógico realizado por alunos de psicologia, sob a supervisão de uma profissional. O curso também disponibiliza material de boa qualidade e programação cultural vinculada aos temas abordados nos processos seletivos.

Mais informações sobre o Equalizar podem ser obtidas no site do projeto.