ICA tem inscrições abertas para três cursos de mestrado

Áreas de Produção Animal, Alimentos e Saúde e Ciências Florestais​ oferecem 37 vagas

Os mestrados em Produção Animal, em Alimentos e Saúde e em Ciências Florestais do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, estão com editais abertos para seleção de candidatos para as turmas do segundo semestre de 2021. As inscrições encerram-se em agosto. Os três cursos oferecem 37 vagas.

Os editais seguem as mesmas orientações dos que foram divulgados para ingresso no início do ano. Podem se inscrever graduados em áreas afins aos cursos. Em razão das medidas restritivas para contenção da transmissão do coronavírus, as inscrições e os processos seletivos serão realizados em modo remoto.

Produção Animal
O edital prevê a oferta de 17 vagas, das quais dez são reservadas a candidatos autodeclarados negros. As inscrições terminam no dia 2 de agosto. O programa tem três linhas de pesquisa: Manejo e criação de animais, Nutrição e Alimentação Animal e Qualidade de alimentos de origem animal e pretende formar profissionais em diferentes áreas.

As inscrições devem ser efetuadas por meio do preenchimento de formulário on-line, anexando-se os documentos digitalizados exigidos no edital. Um deles é o projeto na área de concentração do curso adequado a uma das três linhas de pesquisa. O projeto deverá seguir o modelo disponível.

Os candidatos às vagas reservadas para autodeclarados negros deverão preencher e anexar o formulário específico de autodeclaração étnico-racial

O processo seletivo será realizado em uma etapa, que compreende a avaliação do histórico escolar, do currículo do projeto de pesquisa e sua defesa com arguição oral em seleção pública virtual.

A homologação das inscrições será divulgada na aba do programa, no site do ICA, onde estão disponíveis mais informações, o edital e o cronograma.

Alimentos e saúde
O curso oferece 10 vagas, três reservadas para autodeclarados negros. Os interessados terão até 15 de agosto para realizar suas inscrições por meio de envio de formulário preenchido, conforme exigido no edital.

Os candidatos deverão enviar propostas adequadas a uma das três linhas de pesquisa do curso: Processos e controles em Ciência de Alimentos aplicados à saúde, Efeitos dos alimentos e suas tecnologias na Fisiopatologia e Nutrição” e “Alimentos, Microbiologia e Modulação Biomolecular”.

A inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, e todos os documentos exigidos no edital devem ser encaminhados para o e-mail selecaoalimentosesaude@gmail.com. O processo de seleção será realizado em três etapas: avaliação escrita de conhecimentos específicos na área de Alimentos e Saúde, avaliação de projeto de pesquisa e avaliação do currículo.

Ciências Florestais
O curso oferece 10 vagas, duas delas reservadas para candidatos autodeclarados negros. As inscrições devem ser realizadas até 17 de agosto. Os documentos exigidos no edital devem ser gravados em formato PDF e enviados junto com o formulário de inscrição preenchido para o e-mail selecaocf.ufmg@gmail.com. Um edital suplementar prevê duas vagas para candidatos com deficiência ou indígenas.

O processo de seleção é composto de duas etapas: a primeira com avaliação do currículo e projeto de pesquisa, e a segunda, com entrevista via plataforma virtual. Os interessados devem enviar projeto de pesquisa adequado a uma das duas linhas de pesquisa do curso: Silvicultura no semiárido e Manejo e tecnologia de recursos florestais.

Mais informações sobre os cursos de pós-graduação do ICA e dos processos seletivos estão disponíveis no site institucional.