Formas de Ingresso

Cursos de psicologia, nutrição e fonoaudiologia são tema do videocast da Mostra Sua UFMG

As três graduações oferecem uma formação que integra o tratamento de patologias à prevenção de doenças e promoção de bem-estar aos pacientes.

No novo episódio do videocast da Mostra Sua UFMG, a estudante Larissa Silva apresenta uma conversa com a professora Tatiani Maioli, do curso de Nutrição, com a professora Aline Mourão, do curso de Fonoaudiologia, e com o professor Paulo Evangelista, do curso de Psicologia.  Os docentes falam sobre a estrutura curricular dos cursos, especificidades de formação e atuação e, em comum, destacam a função social das três graduações, voltadas para o cuidado com a saúde humana. De acordo com os professores, os cursos oferecem instrumentos para que os futuros profissionais não apenas possam tratar patologias, mas para que possam atuar na prevenção de doenças e na promoção do bem-estar, oferecendo qualidade de vida aos pacientes.

Os episódios dos videocasts estrearam às terças e quintas, às 11 horas, no Youtube da TV UFMG, com versão em podcast para o Spotify. A série, que se propõe a apresentar os 91 cursos de graduação da UFMG, é realizada por meio de parceria entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e o Centro de Comunicação (Cedecom). O objetivo é esclarecer dúvidas dos estudantes do ensino médio e ajudá-los na escolha da carreira na qual pretendem ingressar.

Mostra Sua UFMG
Neste ano, a Mostra Sua UFMG – antiga Mostra de Profissões – adotou um formato híbrido, com realização presencial em 20 de maio, precedida de interações por meio do site da Mostra e das redes sociais. Esses canais vão exibir vídeos, motion graphics e passeios aéreos sobre os campi e oferecer informações sobre as oportunidades abertas pela UFMG, além dos próprios videocasts.
O evento anual é uma oportunidade de apresentação dos cursos de graduação da Universidade para estudantes e egressos do ensino médio e comunidades escolares. Até 2019, foi realizada em formato presencial e chegou a reunir até cerca de 30 mil pessoas no campus Pampulha. Em razão da pandemia de covid-19, o evento não foi realizado em 2020 e ocorreu nos últimos dois anos.