DCC promove desafio de resolução de problemas algorítmicos

Competição será realizada nesta sexta-feira

A competição de programação é aberta para alunos de todos os cursos
Competição de programação é aberta a alunos de todos os cursos Pexels/Pixabay/CC0 Creative Commons

A segunda edição da DCC Code Cup, competição de resolução de problemas algorítmicos organizada pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) será realizada nesta semana. A atividade é aberta a alunos de todos os cursos da UFMG. As inscrições devem ser feitas até quinta-feira, 26.

A competição está programada para sexta-feira, 27, das 8h às 12h, nas salas 2011 e 2012 do ICEx. A prova é individual, e cada participante deverá escrever programas que solucionem os problemas algorítmicos propostos. Os programas devem ser implementados em C, C++, Java ou Python e submetidos a avaliação automática e imparcial de corretude e eficiência.

O professor Douglas Macharet, um dos organizadores do evento, explica a atividade: “O DCC Code Cup funciona nos moldes da Maratona de Programação e é realizado com o objetivo de incentivar novos alunos a participar dessa maratona. Ao começar a competição, os participantes recebem uma lista de problemas para serem resolvidos, que são independentes e podem ser atacados em qualquer ordem. Os competidores, ao lerem um problema, devem escrever um programa que resolva a tarefa descrita de maneira eficiente. A solução também deve funcionar em um conjunto variado de casos de teste", afirma Macharet.

Rapidez na solução
O professor acrescenta que a avaliação de eficiência e corretude é realizada de maneira automática por um sistema de julgamento. Assim, ao submeter uma solução, o competidor pode receber alguns veredictos, como "resposta aceita", "resposta errada", "tempo limite excedido", entre outros. O desafio é vencido pelo competidor que resolver a maior quantidade de problemas, e o desempate é calculado pelo tempo de resposta. "Entre os participantes que resolveram a mesma quantidade de problemas, ganha quem solucioná-las mais rapidamente", esclarece Macharet.

Só poderão se inscrever na Code Cup aqueles que ainda não participaram da competição. As inscrições são limitadas (35 vagas) e podem ser feitas por meio de preenchimento de formulário. Para se inscrever é necessário ter uma conta no site Codeforces. Caso o interessado queira praticar antes da competição, pode acessar a Wiki da Maratona da UFMG e seguir os roteiros de treinamento desenvolvidos por alunos de Ciência da Computação. A participação é gratuita e não haverá premiação.