DCE, DAs, CAs: conheça as instâncias representativas dos alunos da UFMG

Eleições definem nova gestão do Diretório Central dos Estudantes

Nesta quarta (12) e quinta-feira (13), estão sendo realizadas eleições para a coordenação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), entidade máxima de representação estudantil da UFMG. Para escolher os novos representantes, basta que os estudantes de graduação e pós-graduação, regularmente matriculados, compareçam em suas respectivas unidades acadêmicas, portando documento com foto.

O DCE tem direito a voz e voto nas reuniões do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Além disso, o órgão também realiza outros serviços destinados à comunidade universitária, como produção de carteirinhas estudantis e o empréstimo de equipamentos de audiovisual. Além do DCE, a Universidade tem outros órgãos de representação estudantil: DAs, CAs e grêmios.

Essas siglas são desconhecidas para muitos estudantes, principalmente aqueles que acabam de ingressar na Universidade. Para esclarecer as diferenças entre essas instâncias, a TV UFMG conversou com representantes dos grupos:

O Diretório Acadêmico (DA) é o órgão que representa os cursos de uma mesma unidade acadêmica da UFMG, integrando estudantes de diferentes graduações. O DA da Escola de Belas Artes, por exemplo, representa os seis cursos de graduação da Unidade e tem assento no Conselho de Entidades de Base, organizado pelo DCE. Além disso, um diretório acadêmico, normalmente, realiza suas próprias reuniões com os centros acadêmicos da Unidade para discutir assuntos de interesse coletivo.

O Centro Acadêmico (CA) é uma instância ligada a um curso específico, e seus integrantes participam de reuniões com os colegiados e departamentos de graduação para discutir pautas de interesse dos estudantes. Além disso, eles auxiliam os graduandos com demandas curriculares. Em alguns casos, o CA recebe o nome de Grêmio Estudantil, como ocorre tradicionalmente em cursos da Escola de Engenharia. Em comum, essas entidades procuram incentivar a integração de alunos com base na organização de encontros, eventos culturais, lazer, palestras e oficinas temáticas. Grande parte desses órgãos estão instalados em centros de convivência, locais frequentados durante os intervalos de aula.

Entrevistados
Cristina Silva, representante C.A. Comunicação Social - UFMG