Notícias Externas

Cinefoot BH começa nesta quarta-feira

Festival exibe curtas e documentários sobre o universo do futebol

A Copa dos Trabalhadores,  de Adam Sobel, abre programação do 10º Cinefoot
'A Copa dos Trabalhadores', de Adam Sobel, abre programação do Cinefoot em BHDivulgação

O esporte mais querido do Brasil chega às telas de Belo Horizonte nesta semana. Com programação no Memorial Minas Gerais Vale, no Mineirão e no Cine Belas Artes, começa nesta quarta-feira, 11, o Cinefoot BH. Já em sua 10ª edição, o Cinefoot é o único festival de cinema do Brasil dedicado ao futebol. Sob direção nacional de Antônio Leal, o festival já levou às telas mais de 400 obras ligadas ao futebol. 

Nesta edição, serão exibidos 30 filmes, de 13 países, que abordam o universo futebolístico. As produções serão exibidas durante todo o festival, e serão separadas em categorias como Mostra Competitiva, Sessão Dente de Leite, com histórias de crianças e jovens relacionadas ao futebol, e Sessão Mostra Minas, com filmes feitos em Minas Gerais. 

Além disso, o festival promove uma sessão especial com acessibilidade do documentário João Saldanha, na sexta-feira, 13. O filme será exibido com libras, legendagem descritiva e audiodescrição, e narra a história de João Saldanha, polêmico jogador, técnico, jornalista e comentarista esportivo, além de militante do Partido Comunista Brasileiro em plena ditadura Médici. 

O programa Noite Ilustrada conversou, nesta terça-feira, 10, com a coordenadora do Cinefoot, Daniela Fernandes, única mulher latino-americana a integrar a FICTS, uma federação internacional de cinema de esportes, sediada em Milão, na Itália.

Ouça a conversa com Hugo Rafael

Outras informações podem ser consultadas no site oficial do festival.

Produção de Alexandre Miranda, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael