Notícias Externas

Décima quarta edição da CineOP começa nesta quinta-feira

UFMG Educativa acompanha evento, com reportagens e boletins ao vivo, a partir de sexta-feira

Cidade histórica recebe mais uma edição de mostra de cinema
Cidade histórica recebe mais uma edição de mostra de cinema Foto: Leo Lara / Universo Produção

Começa nesta semana a 14ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP). Neste ano, o tema central da mostra é Territórios Regionais, Inquietações Históricas. O objetivo é promover discussão sobre como pensar as particularidades de cada região do Brasil, ao levar em consideração as dimensões continentais do país. A programação da mostra é distribuída entre três vertentes de atuação: preservação, história e educação.

Durante a mostra, ainda será feita homenagem ao cineasta baiano Edgard Navarro, que recebe o troféu Vila Rica, ao completar 70 anos de idade e três décadas do lançamento de uma das mais importantes obras dirigidas por ele, Superoutro. O diretor também vai lançar o seu mais recente trabalho, Abaixo a Gravidade, que ganha agora o circuito comercial.

Com uma programação ampla e gratuita, a 14ª CineOP conta com exibição de filmes brasileiros, oficinas, seminários, debates e homenagens, além do Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e do Encontro da Educação: Fórum Rede Kino.

A coordenadora-geral da CineOP, Raquel Hallak, falou sobre a programação desta edição da mostra, em entrevista ao programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, nesta quinta-feira, 6.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Produção de Rodolfo Morais, sob orientação de Hugo Rafael