Ensino

Delegação que competirá nos jogos universitários tem apoio da UFMG

Universidade será representada pela equipe feminina de futsal e por atletas da natação; competição começa na próxima quarta-feira

Equipe de futsal feminina que representará a UFMG nos JUBs
Equipe feminina de futsal que representará a UFMG nos JUBs Divulgação

A UFMG, por meio do Centro Esportivo Universitário (CEU), apoiará a participação de atletas estudantes na 65ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que será realizada de 18 a 29 deste mês, em Goiânia e Trindade, em Goiás. O valor destinado à delegação será de R$18 mil.

A competição, maior evento esportivo da América Latina no âmbito universitário, reunirá mais de cinco mil atletas estudantes em 19 modalidades individuais e coletivas. Ela é disputada por atletas e equipes classificados nos jogos estaduais do país. A UFMG participará com sua equipe de futsal feminino e nadadores que disputarão provas individuais.

Para a diretora do CEU, Kátia Lemos, o apoio demonstra que, apesar das restrições orçamentárias impostas às universidades brasileiras, o esporte estudantil deve ser valorizado. “É uma ação muito positiva. A ideia é desenvolver com a Prae (Pró-reitoria de Assuntos Estudantis) uma política permanente para o esporte”, comenta.

O representante da Liga das Atléticas da UFMG, Martos Erreira, comemora o apoio: “Sabemos das dificuldades para quem trabalha com esporte no Brasil, por isso considero um avanço enorme. Nesse quadro de instabilidade financeira do país e das instituições, esse aporte oferece melhores condições aos atletas de representar bem o nome da UFMG", diz o estudante de Educação Física.

Os Jogos
A 65ᵃ edição dos JUBs reunirá atletas de futsal, handebol, vôlei, basquete, judô, taekwondo, atletismo, tênis de mesa, xadrez, JUBs Acadêmico, badminton, vôlei de praia, basquete 3 x 3, natação, tênis, além de esportes eletrônicos – FIFA 2017 e a League of Legends. No paradesporto, haverá disputas nas modalidades de natação, tênis de mesa e atletismo.

Os Jogos Universitários Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceria com o Ministério do Esporte, e apoio, nesta edição, do Governo de Goiás.