Meio Ambiente

Departamento de Gestão Ambiental coleta isopor no campus Pampulha

Em entrevista à TV UFMG, especialista fala sobre a reciclagem desse tipo de plástico

O Departamento de Gestão Ambiental, órgão da Pró-Reitoria de Administração (PRA) da UFMG, promoveu nesta quinta-feira, 25, coleta de poliestireno expandido, plástico mais conhecido como isopor. Ao todo, foram recolhidas 17,5 bolsas de isopor em unidades do campus Pampulha. Cada bolsa tem, em média, capacidade para armazenar 1 mil litros do material. O isopor será encaminhado para a reciclagem.

A UFMG vem realizando coletas regulares do material nos últimos anos. De 2014 a 2017, a UFMG coletou 235 bags, sendo 110 apenas no ano passado.

O isopor é um material 100% reciclável. No Brasil, segundo pesquisa de 2012 da ONG Plastivida, apenas 34,5% do material comercializado é destinado à reciclagem. 

Em entrevista à TV UFMG, o professor Raphael Tobias de Vasconcelos, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, explica os impactos desse material no meio ambiente e a razão de ser ainda pouco encaminhado para a reciclagem. 

Entrevistado: Raphael Tobias de Vasconcelos Barros (professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Escola de Engenharia da UFMG)
Produção: João Paulo
Reportagem: Naíne Fernandes
Imagens: Antônio Soares e Ravik Gomes
Edição de imagens: Otávio Zonatto