Departamento de Matemática homenageia professoras aposentadas

Ação é alusiva ao Dia Internacional da Mulher na Matemática, celebrado em 12 de maio

Sylvie Marie Oliffson, que ingressou no corpo docente da UMFG em 1988, é uma das homenegeadas Foto da tela

Professoras aposentadas do Departamento de Matemática do ICEx ganharam uma homenagem no dia em que é celebrada a presença da mulher na matemática. Vídeo produzido pelo Museu da Matemática estampa fotos e nomes de docentes que contribuíram para a consolidação da área na UFMG. “Nós, atuais professoras, e também os alunos da Matemática tomamos essa iniciativa para agradecer às matemáticas que nos antecederam, nos abriram caminhos e nos inspiraram fortemente”, justifica a professora Sonia Pinto de Carvalho.

O dia 12 de maio foi escolhido para celebrar a mulher na matemática por ser a data de nascimento da primeira mulher que ganhou a Medalha Fields (a maior honraria nesse campo de conhecimento), a iraniana Maryam Mirzakhani. “Desde então, o mês de maio tem sido usado mundialmente para enaltecer a presença das mulheres na matemática”, acrescenta Sonia Carvalho. A data foi estabelecida em 2018, durante o Encontro Mundial de Mulheres na Matemática.

Outros eventos que, pelo mundo, homenageiam a mulher na matemática estão listados nesta página.

O Departamento de Matemática da UFMG nasceu em 1968, no âmbito da criação do Instituto de Ciências Exatas (Icex). No início, reunia professores da antiga Faculdade de Filosofia e da Escola de Engenharia. Seu primeiro chefe foi Edson Durão Júdice, professor emérito do Icex.

Assista ao vídeo.