Desabastecimento afeta bandejões e suspende atividades de concurso

Hospital das Clínicas cancela exames, consultas e cirurgias eletivas a partir desta segunda-feira

Restaurante Setorial 2, no Campus Pampulha, e os bandejões dos campi Saúde e Montes Claros funcionarão nesta segunda Foca Lisboa / UFMG

A crise de abastecimento de combustível vai provocar alterações no funcionamento dos restaurantes universitários (RUs) e a suspensão de atividades do concurso de servidor técnico-administrativo da UFMG. O Hospital das Clínicas informou que cancelará a realização de exames, consultas e cirurgias eletivas. Na manhã deste domingo, a Reitoria da UFMG já havia anunciado a suspensão das atividades acadêmicas na Universidade, na segunda-feira, 28.

No caso dos bandejões, administrados pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), o Setorial 2, no campus Pampulha, e os RUs do campus Saúde e de Montes Claros funcionarão nesta segunda-feira, no horário de almoço. O Setorial I e o restaurante da Faculdade de Direito permanecerão fechados.

Os atendimentos feitos por assistentes sociais, médico, psicólogos e dentistas, também sob a coordenação da Fump, estão cancelados em Belo Horizonte. Em Montes Claros não haverá atendimento psicológico. O médico e a dentista atenderão conforme horários previamente agendados. Será mantido atendimento emergencial com assistente social na Sede da Fump em BH, das 8h às 15h, e em Montes Claros, das 9h às 15h.

O ônibus que interliga as moradias universitárias de Belo Horizonte ao Setorial 2 funcionará somente no horário de almoço, saindo das moradias às 11h15 e às 12h15. O retorno ocorrerá às 12h e às 13h30. Em Montes Claros, o ônibus partirá da Moradia Cyro Versiani dos Anjos, às 12h, em direção ao bandejão do ICA e retornará às 12h40. Leia mais sobre o funcionamento da Fump no Facebook da instituição.

Em relação aos coletivos que circulam no campus Pampulha, apenas as linhas 2 e 3 operam, em escala de férias, nesta segunda-feira. O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec) não será atendido por ônibus. Confira os horários dos coletivos internos.

Concurso e Hospital das Clínicas
Atividades do concurso para servidor técnico-administrativo da UFMG marcadas para os dias 28, 29 e 30 de maio estão suspensas. Nessas datas, seriam realizadas entrevistas com candidatos autodeclarados negros e perícias médicas em candidatos com deficiência.

O Hospital das Clínicas da UFMG, gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), informou que suspenderá a realização de exames, consultas e cirurgias eletivas (que podem ser postergadas por algum tempo sem causar grandes problemas ao paciente), a partir desta segunda-feira, dia 28. Segundo comunicado assinado pelo Colegiado do hospital, “tal medida se faz necessária para racionalizar os insumos existentes e garantir a assistência aos pacientes internados, em situação de urgência e emergência e atendimentos essenciais como quimioterapia".

[Atualização às 18h50: o Colegiado de Graduação da Faculdade de Odontologia divulgou comunicado em que orienta estudantes a cancelarem as consultas com seus pacientes e a remarcá-las para o próximo dia 4 de junho.]

Com informações das assessorias de comunicação da Fump e do Hospital das Clínicas