Pesquisa e Inovação

Desaparecimento de abelhas: especialistas abordam crise da polinização

Evento reunirá pesquisadores latino-americanos nesta semana, no ICB

Abelhas são fundamentais para que ocorra a polinização
Queda da população de abelhas compromete processo de polinização Free Images

O Laboratório de Ecologia e Biodiversidade da UFMG realiza, nos dias 24 e 25 de julho, a 15ª edição do Eugen warming lectures in evolutionary ecology: polinización en tiempos de cambios. As palestras sobre polinização serão realizadas no auditório 3 do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), campus Pampulha. O evento, que contará com pesquisadores da Argentina, do Brasil, da Costa Rica, de Honduras e do México, promoverá discussões sobre aspectos ecológicos, evolutivos, interações complexas e desafios para a sua conservação em cenários de constantes mudanças.

Os especialistas vão tratar da crise da polinização em vários ecossistemas do mundo em razão da queda acentuada da população de abelhas, indicando as razões desse desaparecimento e as consequências para a produção de alimentos. As atividades da conferência terão início às 8h30, com término às 17h no primeiro dia, e às 16h30, no segundo.

Na abertura do evento, os professores Geraldo Wilson Fernandes, do Departamento de Biologia Geral da UFMG, e Mauricio Quesada, da Universidade Nacional Autónoma do México, falarão sobre a complexidade ecológica das interações planta-polinizador. 

Interações
Na quarta, Pietro Maruyama, do Departamento de Biologia Geral da UFMG, ministra palestra sobre as interações planta-polinizador nas áreas urbanas do Brasil, discorrendo sobre tendências, lacunas e estudos futuros. No dia seguinte, Irene Zúñiga, também do Departamento de Biologia Geral, trata das redes de visitantes florais e sua relação com a qualidade da interação mutualista no sucesso reprodutivo da Collaea cipoensis (arbusto nativo e ameaçado de extinção da Serra do Cipó).

Os pesquisadores vão enfatizar, ainda, a importância das áreas naturais para a preservação dos ambientes em diferentes países. A programação completa está disponível no site do evento.

As palestras serão ministradas em espanhol, sem tradução simultânea. As inscrições, gratuitas e limitadas, podem ser realizadas por meio do formulário on line. Os participantes terão certificado de presença.

O evento conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre, do ICB, e do Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted). Mais informações podem ser requisitadas pelo e-mail eugen.warming.lectures@gmail.com