Dieta canina com carne crua aumenta risco de Salmonela, aponta estudo da UFMG

Estudo é o primeiro no Brasil a mapear os riscos e tutores que aderem a dieta

Dietas caninas a base de carne crua elevam em quase 30 vezes o risco de contaminação por Salmonela, aponta estudo de pesquisadores da Escola de Veterinária da UFMG. A pesquisa é a primeira no Brasil a traçar o perfil dos tutores que fornecem a alimentação natural crua e a analisar os riscos dessa dieta. Além disso, inova em nível global, sendo a primeira sobre o assunto em que as bactérias como Escherichia coli patogênica e Clostridium difficile, que causam diarreia em cães e em humanos, foram encontradas em cães alimentados com carne crua.

Desenvolvido por mais de um ano, o trabalho ainda mostrou que as bactérias patogênicas encontradas nas fezes dos animais que ingeriam constantemente carne crua tinham um maior padrão de resistência antimicrobiana, ou seja, eram mais difíceis de serem tratadas em caso de uma possível infecção.

Entrevistados: Rodrigo Silva, professor do Depto. de Medicina Veterinária Preventiva - UFMG; Carolina Pantuzza, doutoranda em Ciência Animal - UFMG

Ficha técnica: Leonardo Milagres (produção); Larissa Costa (reportagem); Ravik Gomes (imagens); Kennedy Sena (edição de imagens); Jessika Viveiros (edição de conteúdo)