Institucional

Diretor de rede global destaca força da UFMG em pesquisa e colaboração

Peter Lennie, da WUN, reuniu-se com a reitora Sandra Goulart Almeida, depois de três dias de encontros e atividades na UFMG

...
Sandra Goulart Almeida e Peter Lennie: valores e objetivos compartilhadosFoca Lisboa / UFMG

O professor Peter Lennie, diretor-executivo da Worldwide Universities Network (WUN), rede que a UFMG integra desde 2017 e que tem foco em pesquisas conjuntas, encerrou na tarde de hoje visita de três dias à Universidade. Ele foi recebido pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida, que reforçou o interesse em intensificar a participação no grupo, que reúne 23 universidades de 13 países dos cinco continentes. A UFMG é a única instituição da América do Sul.

No início da semana, Lennie teve reuniões nas pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação e na Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Também apresentou a WUN a cerca de 60 líderes de pesquisa da UFMG e pessoas envolvidas com internacionalização. “Nesses encontros, ficaram muito claras a ambição da Universidade, a força em pesquisa e a valorização dos projetos em colaboração internacional”, afirmou. Segundo ele, a rede aposta na importância das conexões entre universidades para que cada um de seus membros “tire plena vantagem dos talentos distribuídos pelo mundo”.

Sandra Goulart Almeida enfatizou que a UFMG tem privilegiado a participação em redes com as quais compartilha especialmente objetivos, valores e preocupações. “É o caso da WUN. Identificamos grande potencial de colaboração com as outras instituições integrantes, muitas das quais já são nossas parceiras. É uma ótima oportunidade de concentrar nossos esforços e intensificar ações conjuntas”, disse a reitora, que participará da próxima conferência da WUN, em maio, em Dublin (Irlanda).

Liderança em projeto
O primeiro projeto com participação da UFMG apoiado pelo Research Development Fund (RDF), programa de financiamento da WUN, é Comunicação intercultural em interação: abordagens multimodais. A iniciativa, coordenada pela professora Ulrike Schröder, da Faculdade de Letras, trata do ensino de línguas e envolve ainda as universidades de Alberta (Canadá), Potsdam (Alemanha), Sheffield e Leeds (Reino Unido). O aporte de recursos é da ordem de 8.100 libras. Para financiamento, os projetos devem juntar ao menos três instituições.

Na reunião desta tarde, Sandra Goulart Almeida e Peter Lennie trataram também de iniciativas da WUN que visam buscar soluções para problemas prementes de seus integrantes, como a questão da saúde mental nas comunidades acadêmicas e os ataques sofridos pelas instituições em diversos países, em tentativa de desqualificar o papel das universidades e desvalorizar a educação superior e a pesquisa científica. O encontro contou também com a participação do diretor de Relações Internacionais, Aziz Tuffi Saliba, e do diretor adjunto, Dawisson Belém Lopes.

Fundada há 15 anos, a Worldwide Universities Network (WUN) preocupa-se mais em manter ampla distribuição geográfica do que em aumentar o número de seus membros, que devem ser universidades de atuação abrangente, com forte investimento em pesquisa e estar entre as melhores de suas regiões.

O objetivo da rede é enfrentar grandes desafios com soluções inovadoras, tirando partido de talentos dos diversos contextos culturais e geográficos, em temas como mudanças climáticas, saúde pública (com foco em doenças como câncer, males cardiorrespiratórios e diabetes) e compreensão entre culturas. A WUN também investe em educação, por meio de programas de mobilidade na pós-graduação e compartilhamento de experiências na graduação. A rede conta com a parceria de governos, indústrias e organizações internacionais.

Peter Lennie assumiu a diretoria-executiva da WUN em agosto de 2018. Neurocientista de origem britânica, ele é vinculado à Universidade de Rochester (EUA), da qual foi reitor.

...
Peter Lennie (à esquerda) foi recebido por Sandra Goulart Almeida, Aziz Saliba e Dawisson Lopes (mais à direita)Foca Lisboa / UFMG