Mostra Sua UFMG

Dirigentes dão boas-vindas aos participantes da Mostra Sua UFMG

Reitora Sandra Goulart lembrou que a Universidade tem a missão de formar pessoas que vão transformar a sociedade

Na abertura da mostra, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, no último quadrante esquerdo do vídeo, deu boas-vindas aos estudantes
Reitora Sandra Goulart Almeida (no último quadro à esquerda) falou sobre a missão social da UFMGRaphaella Dias | UFMG

“A UFMG é nossa, é sua, é um patrimônio de todos, para ser usufruído do jeito que você preferir – como estudante, professor, pesquisador ou visitante. Venha conhecê-la e se encante por sua diversidade, seus inúmeros modos de produção do conhecimento. Traga seus familiares e amigos e descubra essa Universidade que tem como missão formar pessoas que vão transformar a sociedade”. Esse convite foi feito pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida a todos os estudantes da educação básica, familiares e professores na abertura da Mostra Sua UFMG 2021, que teve início hoje, dia 1º, e se estende até sexta-feira, dia 5, com programação totalmente virtual.

As inscrições individuais ou pelas escolas continuam abertas e dão direito à certificação. Todos os dias, sempre às 9h30 e 14h, haverá rodas de conversa com os futuros candidatos a uma das 6.740 vagas ofertadas na graduação, que poderão interagir com professores, servidores e estudantes da UFMG, por meio do chat. A transmissão terá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizada pela equipe de intérpretes do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI).

Na abertura do evento, a reitora, o vice-reitor Alessandro Moreira, a pró-reitora de Graduação, Benigna Oliveira, e o pró-reitor adjunto, Bruno Teixeira, deram boas-vindas aos mais de 2,1 mil visitantes que acessaram o canal da UFMG no Youtube, onde a programação, gravada, continua disponível.

Após solidarizar-se com as pessoas que perderam familiares ou sofreram os impactos da pandemia, a reitora enfatizou a diversidade de oportunidades oferecidas pela UFMG, para que a trajetória acadêmica seja diferenciada. “A pesquisa e a extensão demonstram como é a atuação da UFMG na sociedade. Na pandemia, a Universidade desenvolveu estudos estatísticos sobre seus impactos, pesquisou vacinas, atendeu pacientes nos hospitais universitários e produziu álcool em gel e protetores faciais”, exemplificou.

Segundo a reitora, a 'Federal' – como a UFMG é chamada pelos estudantes – “é essa unicidade em diversidade, esse espaço de interação com pessoas das diversas áreas do conhecimento, que pode ser usufruído por todos, mesmo para os que aqui ainda não ingressaram. As atividades de extensão, como o Festival de Verão (5 a 11 de março), são direcionadas à sociedade”, acrescentou.

Lugar de encantamento
“O formato presencial, com todos os estudantes visitando o campus, passeando pelas áreas verdes, interagindo com pesquisadores e veteranos nas salas interativas e de palestras é insubstituível. Mas agora, no formato virtual, também é possível se encantar pela UFMG, por meio de 24 passeios virtuais com imagens produzidas por drones, 385 fotografias em 360º das unidades, inclusive aquelas localizadas no centro de Belo Horizonte, e 78 webstories com informações, podcast e vídeos de todos os cursos de graduação ofertados”, afirmou a pró-reitora de graduação, Benigna Oliveira.

Para a pró-reitora, após um ano escolar tão difícil, vivenciado pelos estudantes e professores, por causa da pandemia, esse encontro com a UFMG não poderia deixar de acontecer. “A mostra existe desde 2004, no formato presencial. Mas desde 2018 vimos pensando num formato que também atendesse quem não pudesse estar no campus presencialmente, como estudantes de outros estados. Além disso, a própria UFMG passou por mudanças, como aumento do número de cursos, de vagas no noturno e dos estudantes vindos de escolas públicas – hoje, esse índice supera 56%. Daí, a necessidade de um espaço virtual que, mais que oferecer informações sobre os cursos, aborde todos os recursos que ajudam o estudante a permanecer na Universidade, como as políticas de assistência e as ações afirmativas.”

A pró-reitora destacou ainda a dimensão cultural da Universidade, indissociável da tríade ensino, pesquisa e extensão, que durante a mostra será apresentada de forma integrada com a programação do Festival de Verão.  

O estudante de licenciatura em Música, Brandon Alves, em apresentação de boas-vindas
O estudante de licenciatura em Música, Brandon Alves, em apresentação de boas-vindas Raphaella Dias | UFMG

Teresa Sanches