Ensino

Português como Língua Adicional tem inscrições abertas para teste de nivelamento

Exame será realizado no dia 31 de julho

Faculdade de Letras da UFMG
Prédio da Faculdade de Letras, onde o curso é ministrado
Lucas Braga/UFMG

As inscrições para o teste de nivelamento da disciplina Português como Língua Adicional (PLA) podem ser realizadas até 27 de julho. As aulas são para não brasileiros ou para brasileiros que não tenham o português como língua materna. O curso terá início em 6 de agosto, com aulas às sextas-feiras, das 14h às 17h40.

Para se matricular, é necessário realizar o teste de nivelamento, agendado para 31 de julho, das 9h às 12h, no auditório 1007, da Faculdade de Letras. No entanto, o candidato pode solicitar dispensa do exame caso atenda algum dos requisitos abaixo:

* Alunos que já realizaram disciplinas regulares de Português Língua Adicional na UFMG (códigos UNI 045, UNI 046, UNI 047 e/ou UNI 048);

* Alunos que concluíram o curso Aspectos da cultura brasileira, ministrado no âmbito do Idiomas sem Fronteiras – Português em julho de 2018 na UFMG;

* Alunos que realizaram um curso de Português para estrangeiros oferecido pelo Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG (Cenex/Fale);

* Alunos aprovados no Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação brasileiro.

Para solicitar dispensa, os interessados deverão preencher o formulário de justificativa. Caso o motivo da dispensa seja os itens 3 e 4, além de preencher a justificativa, será preciso encaminhar e-mail para o endereço proficienciaportuguesufmg@gmail.com, manifestando o interesse em cursar a disciplina, explicitando o motivo de não ser necessário realizar o teste de nivelamento e anexando cópia de um comprovante de conclusão de curso emitido pelo Cenex/Fale ou do Celpe-Bras.

Mais informações estão disponíveis no portal da DRI.