Pesquisa e Inovação

Dissertação do ICA mostra como comunidades rurais lidam com a seca aguda

Centrado em famílias de Januária, estudo foi tema do programa 'Veredas da ciência'

Nas imagens, a comparação entre os períodos de cheia e seca em Januária
Nas imagens, a comparação entre os períodos de cheia e seca em Januária Gildarly Cruz / UFMG

Setenta e oito municípios do Norte de Minas Gerais sofrem com a falta de chuvas. Entre as cidades mais afetadas pela seca está Januária, foco de estudo realizado no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. A dissertação de mestrado investigou como famílias rurais lidam com a seca aguda, como a registrada no período de 2012 a 2017.

De acordo com o estudo, a seca não interfere diretamente no abastecimento de água para consumo doméstico, mas prejudica a produção de alimentos. O autor da pesquisa é Gildarly Cruz, mestre em Sociedade, Ambiente e Território, curso que é fruto de parceria da UFMG com a Universidade Estadual de Montes Claros. O trabalho foi abordado pelo programa Veredas da ciência, da Rádio UFMG Educativa Montes Claros. A reportagem é de Maria Dulce Miranda, com produção e locução de Amanda Lelis.