Seis teses da UFMG recebem menção honrosa em prêmio da Capes

Trabalhos são das áreas de ciência animal, ciência política, história, ciência da computação, física e química

Laboratório de Ensaios de Combustíveis do Departamento de Química
A tese sobre bio-hidrocarbonetos, uma das seis que receberam menção honrosa, contou com o suporte do Laboratório de Ensaios de Combustíveis do Departamento de QuímicaFoca Lisboa | UFMG

Seis trabalhos da UFMG foram agraciados com menções honrosas no Prêmio Capes de Teses 2020, cujo resultado foi publicado no Diário Oficial da União. Ao todo, 94 teses foram indicadas nessa categoria em todo o país.

Andreij de Carvalho Gadelha, do Programa de Pós-graduação em Física, é autor da tese Unraveling optoelectronic properties of 2D materials. Ele foi orientado e coorientado, respectivamente, pelos professores Leonardo Cristiano Campos e Rodrigo Gribel Lacerda.

Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Michel Melo Silva é autor da tese Hiperlapse semântico para vídeos em primeira pessoa: uma abordagem multi-importância baseada em codificação esparsa, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação. Melo e Silva foi orientado e coorientado, respectivamente, pelos professores Erickson Rangel do Nascimento e Mario Fernando Montenegro Campos.

A política distributiva da coalizão, de Fernando Meirelles, foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciência Política, sob a orientação e coorientação, respectivamente, de Carlos Ranulfo Félix de Melo e Royce Carroll.

Ainda na área de ciências humanas, Ana Marília Menezes Carneiro é autora da tese Cinema e censura nas ditaduras militares brasileira e argentina, vinculada ao Programa de Pós-graduação em História. O trabalho, orientado pelo professor Rodrigo Patto Sá Motta, foi abordado em matéria publicada no ano passado pelo Boletim UFMG.

Com a tese Avaliação de uma estirpe não toxigênica para prevenção de diarreia neonatal em leitões por clostridioides (Clostridium difficile), Carlos Augusto de Oliveira Júnior foi orientado por Roberto Maurício Carvalho Guedes. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal.

Cristiane Almeida Scaldaferri é autora da tese Síntese de bio-hidrocarbonetos via catálise heterogênea para a produção de bioquerosene de aviação e diesel verde, vinculada ao Programa de pós-graduação em Química, sob a orientação da professora Vânya Márcia Duarte Pasa.

"As menções honrosas representam o reconhecimento da excelência acadêmica da Universidade em diferentes áreas do conhecimento e o seu compromisso com uma pós-graduação de qualidade", avalia o pró-reitor de Pós-graduação, Fábio Alves.

Quadro de cena censurada pela ditadura argentina do filme 'Mafalda', de Carlos Marquéz
Quadro de cena censurada do filme 'Mafalda', de Carlos Marquéz: comparação entre a censura ao cinema no Brasil e na Argentina foi feita em tese de historiadora da UFMGArquivo da pesquisa

Balanço
De acordo com a Capes, a edição de 2020 da premiação teve recorde de trabalhos inscritos – 1.421 registrados na Plataforma Sucupira. Os 49 agraciados com o prêmio de melhor tese foram escolhidos em razão da originalidade do trabalho, do seu caráter inovador e da relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social. A premiação dos autores ocorrerá em dezembro. Eles receberão uma bolsa de estágio pós-doutoral em instituição brasileira, e seus orientadores, o valor de R$3 mil para participação em evento acadêmico-científico nacional.

Entre os vencedores, três serão contemplados com o Grande Prêmio em cada uma das grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida, Humanas e Exatas. Os autores receberão bolsa para estágio pós-doutoral de 12 meses em uma instituição internacional. Além disso, R$ 9 mil serão destinados aos orientadores para participação em congresso internacional.

Prêmio UFMG de Teses
A UFMG também reconhece os trabalhos acadêmicos desenvolvidos em seus programas de pós-graduação, com a realização do Prêmio UFMG de Teses. Neste ano, por causa da pandemia de covid-19, a solenidade de anúncio dos vencedores, que ganhou formato de seminário, será virtual e transmitida, na próxima sexta-feira, 23, às 10h, pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no Youtube. O evento integra a programação da Semana do Conhecimento UFMG 2020, que teve início nesta segunda-feira.

Na cerimônia, serão anunciados os três vencedores do Grande Prêmio de Teses. Eles serão escolhidos entre 62 trabalhos distribuídos em três grandes grupos: Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde (28), Ciências Exatas e da Terra e Engenharias (13) e Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes (21). Veja a lista dos trabalhos vencedores em seus respectivos programas que concorrem ao Grande Prêmio. Em vídeo, cada autor faz uma breve explicação de sua tese.

O seminário reunirá gestores da área de ciência e tecnologia para debater A pós-graduação no Brasil e seu impacto social. Participam Paulo Sérgio Beirão, presidente interino da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Vilela, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Flávio Anastácio Camargo, diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A mediação será realizada pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

Com informações da Capes