Formas de Ingresso

Divulgadas terceira chamada da lista de espera e terceira antecipação de entrada do Sisu

Registro on-line e upload dos documentos começa hoje, 14, até dia 18 de maio

Estudantes em área livre da Praça de Serviços, antes da suspensão das aulas presenciais Foca Lisboa | UFMG

Os candidatos classificados na terceira chamada da lista de espera e na terceira antecipação de entrada do Sisu 2021, com ingresso tanto no primeiro quanto no segundo períodos letivo, devem fazer o registro acadêmico on-line e upload dos documentos obrigatórios a partir desta sexta-feira, 14, até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 18 de maio.

Na página Sisu UFMG, o candidato confere a lista de selecionados e encontra o roteiro para efetivação do registro e upload da documentação, conforme a modalidade de vaga a que concorreu.

O registro acadêmico on-line, com upload dos documentos, é procedimento obrigatório para garantia da vaga na UFMG, e o prazo (até 18 de maio) deve ser cumprido até mesmo por candidatos que não concluíram o ensino médio em virtude do atraso do encerramento do ano letivo de 2020 provocado pela pandemia de covid-19. Estudantes nessa condição poderão apresentar o certificado e o histórico escolar do ensino médio até 31 de agosto deste ano. Para isso, devem preencher termo de compromisso e fazer upload junto com os documentos obrigatórios para registro acadêmico.

Bancas
Candidatos convocados na terceira chamada da lista de espera e na terceira antecipação de chamada do Sisu UFMG que concorreram nas modalidades de vagas para pessoas com deficiência ou autodeclaradas negras (pretas ou pardas) deverão comparecer, presencialmente, às bancas de verificação, validação e heteroidentificação no dia 21 de maio, conforme escala de atendimento.

O candidato que não puder comparecer por motivo relacionado à pandemia pode optar por não ingressar no semestre para o qual foi classificado. Nesse caso, é preciso preencher e enviar formulário on-line para o e-mail dra@drca.ufmg.br, declarando essa opção e comprometendo-se a realizar, como os demais candidatos, o registro on-line e o upload dos documentos obrigatórios no período de 14 de maio até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 18 de maio. Será preciso, então, aguardar publicação de orientações sobre cronograma para o procedimento presencial.

Dúvidas sobre o processo podem ser encaminhadas para o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) por e-mail: duvidaregistro@drca.ufmg.br.

Interposição de recurso
O DRCA divulgou a lista de matrículas confirmadas e matrículas indeferidas de candidatos selecionados por meio do Sisu 2020 que solicitaram a mudança do período letivo de ingresso para 2021/1, de acordo com o item 8.5 do Ato de Retificação do Edital do Processo Seletivo.

Os candidatos que tiveram a sua matrícula indeferida na reserva de vagas e decidam interpor recurso devem realizar cadastro como usuário externo do Sistema de Informações Eletrônico (SEI) da UFMG até o dia 16 de maio e protocolar o recurso até o dia 17 de maio, conforme orientações disponíveis na página Sisu UFMG.

Essas orientações e prazos valem também para os candidatos que participaram do Sisu 2021, foram convocados para ingresso no primeiro período letivo do Sisu UFMG e tiveram matrícula indeferida na reserva de vagas. As listas dos candidatos que tiveram matrícula confirmada e matrícula indeferida também foram divulgadas ontem na página Sisu UFMG

As dúvidas relacionadas a esse procedimento devem ser encaminhadas para recurso@drca.ufmg.br.