Formas de Ingresso

Divulgado resultado do Enem 2017

Nota será usada pelo Sisu, cuja abertura das inscrições foi antecipada para o próximo dia 23

Prova do Enem
Prova do Enem EBC /  Creative Commons

O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira, 18, o resultado da edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O acesso às notas é feito na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O resultado do Enem é utilizado como critério de ingresso na UFMG e em outras 130 instituições públicas de ensino superior que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Juntas, elas oferecerão 239 mil vagas.

As inscrições para esta primeira edição do Sisu 2018 estarão abertas, exclusivamente pela internet, de 23 a 26 de janeiro. Podem se inscrever apenas os candidatos que participaram do Enem 2017 e que não tenham obtido zero na redação.

Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, 18, o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, anunciou a antecipação da abertura das inscrições no Sisu, ante prevista para o dia 29.

Seleção única
Neste ano, todas as 6.339 vagas em cursos de graduação oferecidas pela UFMG por meio do Sisu, com ingresso nos dois semestres letivos, serão preenchidas na primeira edição.

Todos os candidatos que forem selecionados na chamada regular do Sisu, com ingresso nos dois períodos letivos, farão o registro acadêmico on-line neste semestre. A apresentação dos documentos do registro acadêmico e a matrícula presencial devem ser feitas de acordo com escala de atendimento que será divulgada pelo Departamento de Controle e Registro Acadêmico (DRCA). O período letivo terá início no dia 1º de março.

Pela primeira vez, as 60 vagas do curso de Design serão preenchidas via Sisu e não mais pelo Vestibular de Habilidades Específicas. Outra novidade é a oferta das vagas para o curso de Letras por modalidade: licenciatura e bacharelado. Antes, os candidatos escolhiam a modalidade após o ingresso.

Ao se inscrever no Sisu, o candidato precisa inserir o número de inscrição e senha usados no Enem 2017. A seleção é automática. Ao final do prazo de inscrições, o sistema classifica os candidatos de acordo com a nota obtida no Enem, levando em conta as opções de cursos e modalidades de vagas (ampla concorrência e reserva de vagas), e indica os selecionados.

Fora do Sisu
Os cursos presenciais de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design de Moda, Música e Teatro não selecionam seus candidatos pelo Sisu, mas por meio do Vestibular Habilidades Específicas. Também contam com seleção própria os cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Formação Intercultural para Educadores Indígenas.

Nos três casos, as inscrições para o processo seletivo de 2018 estão encerradas. Outras informações sobre as formações que não estão sob o âmbito do Sisu podem ser obtidas na página da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve).

Mais informações podem ser encontradas no site Sisu UFMG ou obtidas pelo e-mail duvidaregistro@drca.ufmg.br.