Divulgado resultado preliminar do programa de apoio a laboratórios de graduação

Dez propostas foram contempladas; prazo para interposição de recursos é de 10 dias a contar da data de hoje

Laboratório de Edição (Labed) da Faculdade de Letras, onde são desenvolvidas atividades de ensino Emília Mendes | UFMG

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) divulgou nesta sexta, 9 de julho, o resultado preliminar da Chamada Interna 01/2021, referente ao Programa de Apoio a Projetos Estruturantes de Laboratórios para o Ensino de Graduação (Paleg 2021). Dez propostas foram contempladas entre as 29 inscritas por 16 unidades acadêmicas. A análise foi feita pela Câmara de Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG.

O Programa apoia a estruturação de laboratórios de ensino, visando estimular e consolidar ações inovadoras que contribuam para a qualidade e para a melhoria dos cursos de graduação da UFMG.

“O Paleg 2021 integra uma série de ações destinadas ao fortalecimento de projetos de ensino-aprendizagem desenvolvidos por docentes da UFMG. Além do apoio financeiro, está previsto suporte pedagógico às propostas contempladas”, explica a pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira.

A pró-reitora acrescenta que as propostas submetidas se propunham a atender dois novos objetivos da iniciativa: contribuir para a ampliação da oferta de atividades acadêmicas curriculares que façam uso de tecnologias digitais de informação e de comunicação (TDIC) e estimular a integração entre cursos, docentes de diferentes áreas do conhecimento e estudantes.

O limite orçamentário máximo para cada proposta é de R$ 200 mil. É necessário ter a contrapartida da unidade ou órgão envolvido, sob a forma de apoio operacional e de infraestrutura. Os itens financiáveis incluem compra, manutenção e instalação de equipamentos.

Recursos podem ser interpostos em 10 dias, a partir da data de hoje. Mais informações estão disponíveis na própria chamada e também podem ser solicitadas pelo e-mail gab@prograd.ufmg.br.

Mapeamento
Nos meses de fevereiro e março, foi feita consulta aos diretores de unidades e chefes de departamentos acadêmicos para mapear a atual infraestrutura laboratorial da Universidade. O objetivo do levantamento, o primeiro realizado com essa finalidade, foi fornecer subsídios à Câmara de Graduação para as diversas ações de fomento implementadas pela Prograd.

Para o mapeamento, foram considerados apenas os laboratórios de ensino de graduação, ou seja, os espaços sob responsabilidade dos departamentos ou unidades onde são ministradas aulas práticas ou desenvolvidos projetos de ensino, sob orientação de professores orientadores, para integralização de créditos.

O levantamento reúne informações de 74 dos 96 departamentos da UFMG. A Universidade tem 330 laboratórios de ensino da graduação, nos quais são ofertadas 814 atividades acadêmicas curriculares. Desse total, 51% são da área de Ciências da Vida, 27%, de Humanidades, e 23%, de Ciências da Natureza.

As cinco unidades acadêmicas (de total de 20) que informaram reunir o maior número de laboratórios – 60% do total – são a Escola de Engenharia, o Instituto de Ciências Agrárias, a Escola de Belas Artes, o Instituto de Ciências Biológicas e a Faculdade de Farmácia.

Com Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Graduação