Do canto à percepção do 'bullying': revista destaca práticas em sala de aula

Edição da RBEB traz artigos sobre experiências pedagógicas em várias partes do país

Estudantes em sala de aula
Artigos relatam experiências em sala de aulaFoca Lisboa / UFMG

Investigações e práticas cotidianas em sala de aula são abordadas na nova edição da Revista Brasileira de Educação Básica (RBEB), editada pelo projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, da Faculdade de Educação. As experiências estão relatadas em artigos escritos por professores da educação básica e estudantes de licenciaturas, de mestrados profissionais e acadêmicos em educação.

Em seu artigo, Emerson Tineo reflete sobre o objetivo da constituição de grupos corais. O autor de Apresentação pública de canto coral: foco principal ou parte do processo? defende a importância de entender a prática vocal coletiva como uma experiência pedagógica, artística e de excelência técnica, não limitada ao palco.

A pedagoga Janete Pereira Santos Carvalho desenvolveu um levantamento bibliográfico sobre o Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: uma reflexão no ensino fundamental. Seu trabalho dialoga com produções de diversos estudiosos e pesquisadores e discute formas de tratamento adequadas para crianças diagnosticadas com o transtorno.

Em Humanização na educação básica, a professora Maria Laura Musegante discute a educação como direito humano e estratégias para aplicá-lo.

Ancoradas na justificativa de que o aprendizado proporcionado pelo ensino tradicional não está em sintonia com a realidade dos estudantes em sala de aula, as docentes Vera Mattos Machado e Alda Maria Teixeira Ferreira e a estudante Natália Camargo Braga desenvolveram e investigaram o jogo didático Protozooses do Brasil, uma contribuição para o aprendizado de biologia em sala de aula. Conclusões sobre o trabalho estão reunidas no artigo Jogo Didático Protozooses do Brasil.

Os pós-graduandos em Ensino de Ciências Vívian Helene Diniz Araújo e Kelison Ricardo Teixeira relatam uma aula de química orgânica para estudantes do terceiro ano do ensino médio no texto A química dos anticoncepcionais: o ensino de grupos funcionais no ensino médio por meio do tema transversal orientação sexual. Os autores destacam como a atividade promoveu a discussão sobre a saúde sexual e a emancipação feminina em sala de aula.

Outro trabalho em conjunto foi realizado pelas professoras Alexandra Geronimo e Sheila Pressentin Cardoso. No artigo Curiosidade infantil, química e uma receita de bolo, a dupla relata como a aguçada curiosidade infantil estimulada pela observação dos fenômenos facilitam a assimilação de conceitos químicos nas séries iniciais do ensino fundamental.

A professora de português na Educação de Jovens e Adultos Ana Maria de Oliveira é autora de A argumentação de alunos da EJA no artigo de opinião: uma análise sobre o ensino de português no trabalho com os gêneros discursivos. Ela demonstra como o uso de argumentos revela os recursos que as pessoas utilizam para discutir suas vivências numa comunidade formada por grupos menos favorecidos.

Em 2017, uma escola de Alto Alegre (RR) foi alvo de uma intervenção do serviço de psicologia após um caso identificado pela escola como prática de bullying. O objetivo era evitar situações futuras. No texto A psicologia educacional na percepção e diminuição do bullying na escola, Jessik K. Custódio Pereira, Josimara Cristina de Carvalho Oliveira e Oscar Tintorer Delgado descrevem os resultados de pesquisa qualitativa sobre a experiência.

A estudante Paula Giselle da Costa Rocha e a professora Maria da Conceição Gemaque de Matos escreveram o artigo Formação continuada de professores com ensino por pesquisa (EPP), no qual registram reflexões baseadas em novas abordagens pedagógicas e indicam as necessidades de renovação no ensino de ciências.

Por fim, o artigo Saberes matemáticos e permanência na EJA, de Francisco Josimar Ricardo Xavier e Adriano Vargas Freitas, mostra as vivências de duas estudantes da zona rural de uma cidade do Ceará. Os autores demonstram que os saberes das estudantes podem ser compreendidos em uma perspectiva matemática e estão ligados às suas histórias de vida.

Vídeo
Além dos artigos, esta edição apresenta o episódio Criatividades contínuas, terceiro da série de vídeos O pão nosso de cada dia. O episódio conta a história do professor Helder Junio de Souza e questiona o tempo suficiente para se formar um professor.

Na seção Opiniões, a estudante de pedagogia Lyssa Duarte escreve sobre o impacto dos últimos eventos políticos no país em suas relações com colegas, instituição e afetos.