Extensão

Documentário sobre o rompimento da barragem em Brumadinho será exibido nesta terça

'Lama: o crime Vale no Brasil' reúne entrevistas com moradores, militantes de movimentos sociais e especialistas

Terreno onde ficava o centro administrativo da Vale, em Brumadinho
Terreno onde ficava o centro administrativo da Vale, em Brumadinho Vinícius Mendonça / Ibama / CC BY-SA 2.0

Pouco tempo depois do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, em janeiro deste ano, equipe comandada pelos diretores Carlos Pronzato e Richardson Pontone percorreu estradas e ruas para registrar o cenário de lama e captar as vozes atingidas pela tragédia. O resultado desse trabalho está registrado no documentário Lama: o crime Vale no Brasil, que será exibido em sessão comentada nesta terça-feira, 28, a partir das 19h, no Auditório Baesse, na Fafich, campus Pampulha. A entrada é aberta ao público.

Com 75 minutos, Lama: o crime Vale no Brasil congrega 50 entrevistas com moradores da região, militantes de movimentos sociais e representantes de órgãos oficiais e especialistas. Reúne, ainda, materiais relacionados com o episódio.

A exibição, que contará com a presença dos dois diretores, é uma das atividades programadas para o IV Ciclo de Debates Gesta UFMG. Três mesas-redondas serão realizadas a partir das 16h:  Desregulação ambiental e os direitos territoriais no Brasil de hoje, Insegurança administrativa e desterritorializações, Saberes e estratégias contra-hegemônicas em defesa dos territórios.

A série de Debates do Gesta UFMG integra as atividades do programa Participa UFMG-Brumadinho, que congrega esforços e ações para avaliar e mitigar os impactos do rompimento da barragem.