Ensino

Documentário retrata experiências de transmulheres

Filme será exibido a partir de hoje no programa Panorâmica, da TV UFMG

        

O documentário Meu filme que nunca vi, que narra as experiências de cinco transmulheres de Belo Horizonte, é a atração de junho do programa Panorâmica, da TV UFMG, que estreia nesta sexta-feira, às 19h30, no Canal Universitário (12, da NET, e 14, da Oi TV). O filme foi produzido em 2014 por Camila Bahia Braga, Clara Novais, Gabriela Costa Sousa, Gustavo Kassamba e Natália Carvalho como trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social da UFMG, sob a orientação da professora Cláudia Mesquita. De acordo com os realizadores, as mulheres retratadas foram muito mais do que personagens. “Elas sugeriram e também foram condutoras das próprias representações", informam.

Meu filme que nunca vi compila depoimentos emotivos e sinceros sobre as experiências, mudanças, angústias e dificuldades das transmulheres. Elas problematizam questões sobre representatividade nas mídias, descrevem as relações de afetos e desafetos com os familiares, as dificuldades no mercado de trabalho e os preconceitos sofridos. E ao menos um consenso sobressai quando os relatos são confrontados: a importância de mudar o nome.

Panorâmica será reprisado aos sábados, às 20h, às terças, às 12h15, e às quartas e sextas, às 19h30. A atração também está disponível no canal da TV UFMG no Youtube. 

  

Equipe:
Roteiro e direção: Ana Fatorelli
Produção: Otávio Alves
Edição: Márcia Botelho