Lazer e esporte

'Domingo no campus' volta a reunir a comunidade com atrações para todos os gostos

Programação do evento, que será realizado no dia 4 de junho, prevê 30 atividades, entre oficinas, piquenique musical e feira de adoção de animais

Atividades voltadas para as crianças foram muito prestigiadas nas edições anteriores do Domingo no Campus
Atividades para as crianças foram muito prestigiadas em edições anteriores do 'Domingo no campus'Foto: Foca Lisboa | UFMG

No próximo dia 4 de junho, a UFMG recebe as comunidades interna e externa para a 20ª edição do Domingo no campus, das 9h às 13h, no campus Pampulha. A programação é dedicada ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5. Todas as atividades serão gratuitas e realizadas ao ar livre, em diversos pontos da campus.

Oficinas, aula de forró, passeio com cães, yoga, jogos, brincadeiras, ensaio fotográfico, caminhada e feira de adoção de animais são algumas das cerca de 30 atrações programadas para os públicos de todas as idades.

Conscientização e recreação
Na avenida Mendes Pimentel, próximo à Faculdade de Letras, serão ministradas as oficinas Programa Estação Ecológica e Prevenção a incêndios florestais.

Em frente ao prédio da Fafich, ocorrerá uma dinâmica sobre Roda de capoeira e educação antirracista. Nas imediações, outras rodas de conversas abordarão os temas Qualidade de vida, meio ambiente e bem-estar; Alimentação, saúde e meio ambiente, Segurança dos alimentos e redução do desperdício. No local, o público também poderá visitar o Museu da Matemática e uma feira de adoção de cães e gatos.

O bosque da Escola de Música abrigará o projeto Tô de boa, tô no campus, com brincadeiras, dança, música e esporte, o Circuito de massinhas ComCiências das Minas e o Piquenique musical do Grupo Bambulha. A organização sugere que as pessoas tragam seu lanche, cangas e esteiras para participarem das atividades interativas com os artistas.

Exposição, música e dinâmicas em família
No saguão do prédio da Reitoria, estará instalada a exposição Culturas de resistência – Substratos transformadores. O espaço em frente ao prédio será o local de largada de três atividades: Caminhada no campus, AUmigos de trilha, com cães, e Caça ao tesouro em família.

Aulas de yoga e de defesa pessoal para mulheres e pessoas não binárias serão ministradas no gramado próximo à Reitoria. No entorno, ocorrerão as seguintes atividades: Tabuleiro acessível; Xadrez – integrando pessoas com a vidaOficina de origami.

No mesmo ponto, o Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo (Praia) promoverá a sessão de fotos Mãe é pra brilhar, com direito à produção com maquiagem e cenários montados especialmente para o registro. A Tenda da saúde, atividade do projeto de extensão Telenfermagem: conversando sobre a saúde, e o programa Envelhecimento ativo também acolherão os presentes no local, gratuitamente.

Na Praça de Serviços, ocorrerão a Praça de Astronomia da FaE, a Feira Agroecológica e a Oficina de forró Picaderró.

O acesso por veículos particulares ao campus Pampulha poderá ser feito pelas portarias das avenidas Antônio Carlos e Abrahão Caram. É permitido estacionar livremente dentro do campus.

Outras informações estão disponíveis no site e no perfil da Proex no Instagram e na página do evento no Facebook.

Com Assessoria de Comunicação da Proex