Pesquisa e Inovação

Doutorando da Bioinformática é coautor de artigo vencedor de competição da Wikipedia

Diego Mariano e estudantes da USP e da Unicamp produziram texto sobre Bioestatística, com história, definições e aplicação de ‘big data’

Diego Mariano:
Diego Mariano: dados sobre natalidadeArquivo pessoal

Diego Mariano, doutorando do programa de Pós-Graduação em Bioinformática da UFMG, integrou a equipe vencedora da ISCB Wikipedia Competition 2018. A disputa, que está em sua sétima edição, visa aumentar a disponibilidade, na Wikipedia, de textos de qualidade e gratuitos na língua inglesa sobre as diversas áreas da Bioinformática e da Biologia Computacional. A promoção é da International Society of Computational Biology (ISCB), 

O anúncio dos vencedores foi feito no dia 8 de julho, em Chicago (EUA), durante a Annual International Conference on Intelligent Systems for Molecular Biology. A equipe é formada ainda por pós-graduandos da USP e da Unicamp. Os estudantes vão dividir prêmio de 500 dólares e tornar-se membros associados da ISCB.

A equipe vencedora escolheu o tema Biostatistics, que contava com material incompleto na Wikipedia e valia pontuação alta na competição. Além de inserir definições clássicas de bioestatística e descrever sua história, a equipe citou aplicações para saúde usando big data e análises de Bioinformática.

Para ilustrar o artigo, Diego Mariano e equipe usaram como exemplo dados de taxa de natalidade no Brasil dos anos de 2010 a 2016, extraídos do DataSus, o banco de dados público do Sistema Único de Saúde. “Os dados demonstraram queda na taxa de natalidade no ano de 2016, o que pode estar correlacionado ao surto de zika vírus que atingiu o país após a Copa do Mundo de 2014”, comenta Diego Mariano, que desenvolve tese na área de combustíveis, sob orientação da professora Raquel Minardi, do Departamento de Ciência da Computação (DCC).

Os outros integrantes da equipe são Jenifer Santos, Cristiane Hayumi Taniguti, Fernando Correr e Ana Letycia Basso Garcia, todos da USP, e Renato Augusto Corrêa dos Santos, da Unicamp.

Programa
O Programa Interunidades de Pós-graduação em Bioinformática, criado em 2003, une os departamentos de Bioquímica e Imunologia (DBI), do ICB, e de Ciência da Computação (DCC), do ICEx, e é um dos dois únicos existentes hoje no Brasil. Está sediado no DBI, que concentra o maior número de professores do curso.

Segundo texto de apresentação no portal do programa, a Bioinformática é "área estratégica no desenvolvimento de projetos multidisciplinares envolvendo as Ciências Biológicas e da Computação e para a formação de profissionais que contribuam para incluir o país na fronteira moderna da pesquisa mundial". A Bioinformática contempla áreas como análise de sequências de DNA e proteínas, estudo de estruturas tridimensionais de moléculas, visualização e análise de imagens e sinais biológicos.

Trechos do novo
Trechos do novo artigo sobre BioestatísticaReprodução / Diego Mariano