Semana do Conhecimento

Doutores da Medicina, Engenharia e Fafich vencem Grande Prêmio de Teses

Outros cinco trabalhos foram agraciados com menções honrosas

xxxx
Daniela Viola, Vitor Nazário e Lourena Costa com as medalhas do Grande Prêmio de TesesFoca Lisboa / UFMG

Os pesquisadores Lourena Emanuele Costa, Vítor Nazário Coelho e Daniela Teixeira Dutra Viola são os vencedores do Grande Prêmio de Teses UFMG 2017, que reconheceu os melhores trabalhos de doutorado defendidos no ano passado. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira, dia 19, em cerimônia realizada no auditório da Reitoria. Os trabalhos foram escolhidos por comissão ad hoc instituída pela Câmara de Pós-graduação entre as 48 teses indicadas por seus respectivos programas agrupadas em três grandes áreas do conhecimento. Seus autores receberam o Prêmio de Teses UFMG 2017.

A solenidade, que integra a 26ª edição da Semana do Conhecimento, foi presidida pelo reitor Jaime Ramírez. Ele destacou a posição de liderança que a UFMG ocupa no cenário da produção científica nacional. “Os indicadores de nossa maioridade e maturidade são insuspeitos”, disse o reitor. Ao se dirigir aos agraciados, Ramírez disse que o prêmio representa muito mais que uma linha acrescentada ao currículo: “Vocês agora levam os valores desta casa.”

A pró-reitora de Pós-graduação, Denise Trombert, fez uma breve análise comparativa da posição da UFMG com base nos resultados da mais recente avaliação da Capes. “Quarenta e sete por cento dos nossos programas de doutorado [33 de um universo de 69] são de excelência internacional [notas 6 e 7]. A média nacional é de 21%", informou.

Ela relatou que “ouviu com prazer” o retorno dos avaliadores da comissão ad doc, segundo os quais “foi difícil escolher o melhor trabalho entre os melhores nas grandes áreas”. E também se dirigiu aos premiados. “Vocês tiveram uma formação privilegiada. Cumpre fazer diferença em um país de tantas diferenças”, disse ela, referindo-se à desigualdade que ainda marca o acesso à educação no Brasil.

O pró-reitor de Pesquisa, Ado Jorio, apresentou dados de recente estudo sobre a produção científica na UFMG, tema da principal reportagem da edição 1995 do Boletim UFMG. Lembrou que a pesquisa na Universidade dobrou de tamanho no período 2005-2016 e que o fator de impacto das publicações dos pesquisadores da instituição é quase o dobro da média mundial. “Isso também tem a ver com o trabalho de nossos pós-graduandos”, destacou o pró-reitor.  

Antígenos

Autora da tese Biotecnologia de phage display aplicada para o desenvolvimento de uma vacina contra as leishmanioses e nova plataforma de diagnóstico sorológico, Lourena Costa venceu na área de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde. Seu trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical, da Faculdade de Medicina, sob a orientação do professor Eduardo Antonio Ferraz Coelho.

Com base na tecnologia de phage display, Lourena revela, na introdução de sua tese, que desenvolveu antígenos que futuramente poderão ser usados em uma vacina estável, de baixo custo e eficaz na prevenção das leishmanioses visceral e tegumentar. Segundo a autora, o trabalho, em dois anos, gerou treze depósitos de patentes e publicação de artigos nos periódicos PLoS One, Parasitology, Journal Immunol Methods e Diagnostic Microbiology Infection Disease.

Enfermeira formada pela UFMG, Lourena é mestre pelo mesmo programa em que obteve o título de doutora. Seus estudos que resultaram na tese vencedora do Grande Prêmio também foram premiados no Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e na nona edição da European Congress on Tropical Medicine and International Health. Atualmente, como residente de pós-doutoramento, participa de projetos de pesquisa nas linhas de prevenção, sob a forma de vacinas, diagnóstico laboratorial e novas formas de tratamento para as leishmanioses.

Energia em veículos elétricos

Vencedor na área de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias, Vítor Nazário é autor da tese Multi-objective microgrid storage planning problem using plug-in electric, defendida no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica. Ele foi orientado pelo professor Frederico Gadelha Guimarães.

No trabalho, Vítor Nazário descreve um problema de planejamento para armazenamento de energia com múltiplos objetivos, considerando veículos elétricos tipo plug-in como unidades de armazenamento. O problema envolve diversos desses veículos e uma comunidade de distribuição de energia independente (microgrid), composta de pequenas casas, áreas residenciais e diferentes formas de energia renovável. O objetivo é minimizar custos e uso de baterias, entre outros aspectos. O autor utiliza modelos de previsão probabilística para variáveis como produção eólica e solar, consumo e formação de preços. Em seu estudo, ele conclui, entre outras coisas, que minimizar custos, por si só, é contraproducente no que se refere à robustez do sistema, elevando riscos.

Nazário é engenheiro de controle e automação graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), onde travou seus primeiros contatos com a área de otimização. Ingressou diretamente no doutorado em Engenharia Elétrica na UFMG e passou a conectar otimização com a evolução das redes elétricas, que se transformam em máquinas inteligentes e descentralizadas. Ele concluiu o doutorado em dois anos e três meses e foi um dos mais jovens doutores brasileiros a ingressar em um programa de pós-doutorado na Faperj. Coorienta alunos de pós-graduação, coordena eventos científicos internacionais e desenvolve protótipos de baixo custo embarcados com as tecnologias que sua equipe vem aprimorando.

Saber na adolescência

Daniela Viola foi premiada na área de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, com a tese O momento-limite conceitual: um estudo sobre as implicações sociais e subjetivas do saber na passagem adolescente. Orientado pela professora Ângela Maria Resende Vorcaro, seu trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Psicologia.

A pesquisa da psicóloga, segundo relata em seu resumo, investiga as relações do sujeito com o saber na adolescência amparada na psicanálise, sobretudo nas obras de Freud e de Lacan. Instigada pela evidência clínica de que nessa fase as questões concernentes ao saber são determinantes, a autora buscou demonstrar como esse elemento pode operar nessa transição – seja o saber manifesto, transmissível, que abrange o campo do pensamento, do conhecimento e da informação, seja o não saber diante da sexualidade, que irrompe com o despertar da puberdade.

Graduada em Psicologia pela UFMG em 2002, Daniela participou de estágios clínicos no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e de projetos de iniciação científica. Ela relata que, a partir dessas experiências, veio o interesse pela teoria psicanalítica dos afetos, cujos estudos prosseguiram e foram aprofundados na especialização em Teoria Psicanalítica e no mestrado em Psicologia. No doutorado, a psicóloga voltou-se para as implicações do saber na adolescência e suas relações com o caráter singular dessa fase de transição.

Cerimônia reuniu doutores, professores e dirigentes da UFMG no auditório da Reitoria
Cerimônia reuniu doutores, professores e dirigentes da UFMG no auditório da Reitoria Foca Lisboa / UFMG

Menções honrosas

Outras cinco teses foram agraciadas com menção honrosa, sendo três da área de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde. Bruna Araújo David é autora do trabalho Estudo da origem, localização e função de fagócitos durante o repovoamento hepático, sob orientação do professor Gustavo Batista de Menezes. A tese foi defendida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular do ICB.

Também do ICB, Rafael Elias Marques, do Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia, defendeu a tese Encefalite de Saint Louis: caracterização dos papéis dos Interferons em um modelo de infecção em camundongos, sob a orientação do professor Mauro Martins Teixeira.

Mariana Silva Oliveira, do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia, recebeu menção honrosa pela pesquisa Desenvolvimento de nanopartículas lipídicas sólidas carregadas com doxorrubicina E α-Succinato de tocoferila para o tratamento de tumores sólidos. Seu orientador foi o professor Lucas Antônio Miranda Ferreira.

As outras duas menções honrosas foram atribuídas a trabalhos da grande área de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. David Francisco Lopes Gomes, do Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade de Direito, defendeu a tese A Constituição de 1824 e o problema da modernidade: o conceito moderno de constituição, a história constitucional brasileira e a teoria da constituição no Brasil, orientada pelo professor Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira. A outra agraciada da área foi a pesquisadora Maria Carolina da Silva Caldeira, autora da tese Dispositivos da infantilidade e da antecipação da alfabetização no currículo do 1° ano do ensino fundamental: conflitos, encontros, acordos e disputas na formação das crianças de seis anos. Seu trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação. Ela foi orientada pela professora Marlucy Alves Paraíso.