Institucional

Universidade prorroga prazo de registro de aprovados para o segundo semestre

Calouros e calouras têm até este sábado, 24, para confirmar o registro

Sistema de registro acadêmico da Universidade está fora do ar e volta a operar a partir das 14 horas de hoje
Sistema de registro acadêmico da UFMG está fora do ar e volta a operar a partir das 14h de hoje Gabriel Araújo / UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ampliou o prazo para que estudantes aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ingresso no segundo período letivo de 2020 façam o registro acadêmico. O procedimento poderá ser feito até as 23h59 deste sábado, 24, e o sistema será reaberto para entrega dos documentos às 14h.

O registro é um procedimento fundamental para assegurar as vagas nos cursos de graduação da Universidade. Por meio dele, o calouro fornece à Instituição as informações necessárias para formalizar sua vinculação, como dados pessoais e acadêmicos. O procedimento continua a ser feito na página do Sisu UFMG por meio de upload da documentação exigida. 

A decisão foi tomada depois que a Instituição avaliou as dificuldades que alguns candidatos e candidatas estavam enfrentando para realizar o registro na noite desta quinta-feira. “Ciente da nossa responsabilidade em garantir aos calouros as condições para envio da documentação necessária para o registro acadêmico e detectada uma inconsistência no sistema de registro on-line, decidimos ampliar o período para o upload dos documentos", explica Alessandro Fernandes Moreira, vice-reitor da UFMG.

Em comunicado, disponível no site do Sisu UFMG, a Universidade esclarece "que continuam válidos os procedimentos de registro e que dúvidas devem ser relatadas pelo e-mail duvidaregistro@drca.ufmg.br". O informe destaca ainda que o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) continua de plantão para responder às dúvidas dos candidatos e candidatas classificados. O comunicado reforça que o procedimento de registro seja feito o mais breve possível, pois "processos on-line podem também apresentar lentidão em razão da qualidade da rede do usuário”. O comunicado está disponível aqui.

Heteroidentificação e PCD
Os procedimentos presenciais complementares de heteroidentificação e validação de pessoas com deficiência (PCD) seguem com cronograma inalterado. Calouros que precisam se submeter às bancas de heteroidentificação – complementar à autodeclaração feita por candidatos negros – e de verificação da condição de deficiência física devem comparecer presencialmente ao Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1), no campus Pampulha, a partir da próxima segunda-feira, dia 26, conforme escala de atendimento



No entanto, assim como ocorreu no semestre passado, poderão adiar a entrada para o semestre seguinte os candidatos que, em virtude da pandemia, se sentirem impedidos de cumprir alguns desses procedimentos presenciais. Eles deverão informar à UFMG, quando da sua convocação, a sua indisponibilidade de comparecer à banca de verificação. Independentemente disso, esses calouros devem fazer normalmente o seu registro acadêmico pela internet. 

Da redação