Internacional

DRI e Cedecom lançam vídeo institucional que apresenta a UFMG para estrangeiros

Produzido em três idiomas, o vídeo produzido pela TV UFMG apresenta dados da cultura e da história de Minas Gerais e convida estudantes internacionais a conhecerem a excelência da Universidade.

O novo vídeo institucional da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG (DRI) apresenta dados culturais e históricos de Belo Horizonte e de Minas Gerais para que o estudante estrangeiro possa conhecer o contexto de formação da Universidade, assim como dimensionar a importância da Instituição para o desenvolvimento do Estado e do país. 

A produção audiovisual realizada nos idiomas inglês e espanhol, com versão em português, evidencia a excelência da Universidade dentro e fora do Brasil. Com mais de 500 acordos e convênios com centros de estudos internacionais e parcerias com cerca de 60 países, a UFMG possui uma rede de cooperação, a partir da qual centenas de estudantes e professores brasileiros podem fazer intercâmbios para aperfeiçoar sua formação no exterior, assim como outra centenas de estudantes e um grande número de missões de universidades estrangeiras são acolhidas nos diferentes Campi da UFMG para desenvolvimento de projetos no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. 
Os estudantes internacionais podem realizar cursos de português, cursar dezenas de disciplinas em inglês e/ou espanhol e desenvolver uma série de atividades de cultura e lazer, promovidas pela DRI para interação e integração da comunidade acadêmica. Essa acolhida, receptividade e assistência da Universidade são destacadas nas falas de estudantes internacionais que integram o vídeo institucional, Xinran Huang, Paul Santi, Yasmin Teixeira e Aya Turk. 
Os vídeos foram desenvolvidos pelo núcleo de produção audiovisual institucional da TV UFMG que integra o Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom). As imagens utilizadas foram captadas antes da pandemia de covid-19 e fazem parte do banco de imagens da TV. Algumas etapas de produção, como pesquisa, levantamento de dados e concepção de identidade e roteiro foram realizadas em parceria com o professor Dawisson Belém Lopes, diretor adjunto da DRI. O processo também contou com a participação de um professor e uma estudante do Departamento de Ciência Política da UFMG (DCP - FAFICH). O professor Klaus Dalgaard  e a estudante de doutorado Yulieth Martínez fizeram o trabalho de tradução e locução dos vídeos em inglês e espanhol, respectivamente. O vídeo em português contou com a locução da jornalista do Cedecom Luísa Glória. 

Vídeo em português:

Vídeo em espanhol: 


Vídeo em inglês:

Equipe técnica: Yves Vieira (produção); Olívia Resende (produção e reportagem) Ana Fatorelli (roteiro); Ravik Gomes (gravação e reportagem); Bruna Araújo (edição e videografismo); Klaus Dalgaard (tradução e locução em inglês); Yulieth Martínez (tradução e locução em espanhol); Luísa Glória (locução em português).