Extensão

​Duas novas palestras compõem programação do Festival de Verão

Apresentações vão tratar da oposição entre ciência e ‘fake news’ e de controvérsias na cosmologia moderna

Yurij Castelfranchi: como avaliar o valor da informação?
Yurij Castelfranchi: como avaliar o valor da informação? Sara Grunbaum / UFMG

A programação do Festival de Verão da UFMG, que será aberto hoje à noite, em Belo Horizonte, ganhou duas novas palestras. Na quarta-feira, 7, das 10h às 10h50, o professor Domingos Sávio Soares, aposentado do Departamento de Física da Universidade, vai abordar Cosmologia moderna: aspectos controversos. No dia seguinte (quinta, 8), das 11h30 às 12h20, Yurij Castelfranchi, do Departamento de Sociologia e Antropologia da Fafich, vai fazer a exposição Ciências, crenças e boatos: como lidar com a controvérsia e sobreviver às fake news.

Yurij Castelfranchi vai lembrar que estamos cercados por controvérsias técnicas e científicas sobre assuntos diversos, como riscos das vacinas, terapias alternativas para o câncer, dietas e remédios milagrosos, perigos invisíveis escondidos nos alimentos. “Estamos naufragando num oceano de notícias, boatos, memes e opiniões conflitantes. Como sobreviver às teorias da conspiração, às fake news, às polêmicas entre especialistas, aos falsos especialistas, para construir nossa opinião informada sobre temas importantes, sem deixar de lado nossas próprias opiniões, valores e crenças?”, indaga o professor, indicando a abordagem de sua palestra.

Castelfranchi é físico, com doutorado em Sociologia pela Unicamp, autor de cinco livros e editor adjunto da Revista Teoria & Sociedade. Seus campos principais de pesquisa são sociologia da ciência e da tecnologia, comunicação pública da ciência, jornalismo científico e ambiental e controvérsias sociais sobre C&T.

Domingos Sávio: teses controversas
Domingos Sávio: teses controversas www.gedai.cefetmg.br

Cosmologia em aberto

Responsável pela outra palestra recém-introduzida na programação, o professor Domingos Sávio Soares afirma que a cosmologia moderna, também conhecida como a "cosmologia do universo em expansão", tem em Albert Einstein, na teoria, e em Edwin Hubble, na observação, os seus maiores expoentes. Com base no trabalho desses cientistas, ele pretende pôr em discussão duas teses: a de que o problema físico posto pela cosmologia está em aberto e a de que a expansão do universo não foi descoberta, como frequentemente se afirma.

Doutor em Astrofísica pela Groningen University (Holanda), com pós-doutorado na Cornell University (EUA), Domingos Sávio atua principalmente nos temas astrofísica extragaláctica, galáxias binárias e aspectos históricos e conceituais da cosmologia.

Novos horários

O acréscimo na programação provocou mudanças nos horários das outras apresentações, que serão realizadas no Conservatório UFMG. Veja como ficou a grade de horários dos dias 7 e 8:

Quarta, 7

10h às 10h50 – Cosmologia moderna: aspectos controversos
Domingos Sávio Soares, professor do ICEx/UFMG

10h50 às 11h30 – Antropocosmos
Carlos Fini, astrólogo

11h30 às 12h20 – A Física e o universo da informação
Sebastião de Pádua, professor do ICEx/UFMG

Quinta, 8

10h às 10h50 – Transplantes de órgãos: a experiência brasileira
Maria da Consolação Moreira, professora da Faculdade Medicina da UFMG

10h50 às 11h30 – Corpos transmasculinos: vivências, individualidades e despertencimentos
Gael Benítez, ativista trans, fotógrafo e estudante de jornalismo

11h30 às 12h20 – Ciência, crenças e boatos: como lidar com a controvérsia e sobreviver aos fake news
Yurij Castelfranchi, professor da Fafich/UFMG

Veja a programação completa das palestras do Festival.

Com assessoria de imprensa do Festival de Verão