Saúde

Ebserh lança processo seletivo emergencial para contratação de profissionais de saúde

Hospital das Clínicas da UFMG será uma das unidades contempladas; concurso busca reforçar frente de combate à Covid-19

Serão selecionados aproximadamente seis mil profissionais da saúde
O Hospital das Clínicas da UFMG é uma das unidades da Ebserh HC UFMG

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) lançou nesta quarta, 1, um processo seletivo emergencial nacional de contratação de profissionais visando ao enfrentamento da pandemia do coronavírus. O edital, que prevê a admissão temporária de cerca de seis mil profissionais, contempla os hospitais universitários federais da rede, o que inclui o Hospital das Clínicas da UFMG.

As inscrições devem ser feitas via internet até as 22 horas de segunda-feira, dia 6 de abril, mediante preenchimento do formulário de inscrição e currículo e apresentação de diploma e documentação que comprovem os títulos e experiência no cargo. O objetivo é selecionar profissionais com nível superior e técnico para triagem e atendimento direto ou indireto aos pacientes confirmados com a Covid-19. A contratação será pelo período inicial de seis meses, podendo ser prorrogada pelo prazo máximo de dois anos.

Para participar, é necessário que o interessado seja brasileiro ou naturalizado, não tenha vínculos de serviço com carga horária incompatível com a do cargo e não seja funcionário da Ebserh. Candidatos pertencentes ao grupo de pessoas consideradas vulneráveis ao novo coronavírus não podem se inscrever. O processo seletivo garante a reserva de vagas para pessoas com deficiência e negros e pardos.

Serão avaliadas a formação acadêmica e a experiência profissional dos candidatos. O resultado será divulgado no dia 8 de abril, no site da Ebserh. Informações adicionais poderão ser obtidas por meio do endereço seprov.sede@ebserh.gov.br. O edital e os formulários necessários para inscrição estão disponíveis neste site.

Cargos
Foram autorizadas para cadastro-reserva aproximadamente 900 vagas para médicos (nas especialidades de Medicina de Emergência, Anestesiologia, Clínica Médica e Medicina Intensiva), 1,4 mil para enfermeiros (incluindo as especialidades de
Terapia Intensiva e de Urgência e Emergência), três mil para técnicos em
enfermagem, 500 para fisioterapeutas. Há também 100 vagas para engenheiros (clínico e mecânico) e arquitetos, necessários para promover as mudanças estruturais
exigidas para a acomodação de pacientes infectados pela doença.

A seleção é de caráter urgente e deve ficará em vigor no durante o período de estado de calamidade decretado pelo Governo. Ela não interfere nos concursos públicos em andamento, que continuam seguindo seus trâmites normais.