Notícias Externas

Edição 18/10/2012 Jornal UFMG

Vestibular: A UFMG vai aplicar o sistema de cotas sociais nos moldes estabelecidos pela nova lei. Para o concurso de 2013, 12,5 % das vagas serão destinadas exclusivamente para alunos de escolas públicas. Ouça a reportagem de Amélia Gomes.

VESTIBULAR - UFMG DEVE APLICAR NOVAS REGRAS DO SISTEMA DE COTAS SOCIAIS - 18-10-2012.mp3

Ciência e Tecnologia: A UFMG anuncia os vencedores do Grande Prêmio de Teses que contempla as melhores teses de doutorado apresentadas na universidade. São três as categorias agrupadas em grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde; Ciências Exatas da Terra e Engenharias e Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes. Ouça a reportagem de Gabriela Costa.

CIENCIA E TECNOLOGIA - UFMG APRESENTA VENCEDORES DO GRANDE PREMIO DE TESES - 18-10-2012.mp3

Meio Ambiente: A presidenta Dilma Russef sanciona novo Código Florestal Brasileiro com nove vetos, porém a polêmica continua. Ruralistas reclamam dos vetos ao novo texto e ambientalistas prometem ir à justiça. Ouça a reportagem de Soraya Fidelis.

MEIO AMBIENTE - VETOS DE DILMA AO CODIGO FLORESTAL DESAGRADA RURALISTAS E AMBIENTALISTAS - 18-10-2012.mp3

Política: O Supremo Tribunal Federal retoma nesta tarde, o julgamento do Mensalão com a conclusão do voto do ministro relator Joaquim Barbosa sobre o último item da ação penal a ser julgado: o de formação de quadrilha. Ouça a reportagem de Gabriela Costa.

POLITICA - JULGAMENTO DO MENSALAO NOVO ALVO FORMACAO DE QUADRILHA - 18-10-2012.mp3

Rádio UFMG Educativa nas Eleições: Candidatos que disputam o segundo turno das eleições às prefeituras de diversas cidades brasileiras fecham acordos e recebem o apoio de candidatos derrotados no primeiro turno da disputa eleitoral. Ouça a reportagem de Gabriela Costa e Vinícius Luiz.

RADIO UFMG EDUCATIVA NAS ELEICOES - CANDIDATOS FECHAM ACORDOS POLITICOS PARA SEGUNDO TURNO - 18-10-2012.mp3

Economia A: O Brasil deve se tornar o terceiro maior mercado de automóveis em breve, conseqüência do novo regime automotivo brasileiro anunciado recentemente pelo governo federal, segundo o ministro do desenvolvimento, indústria e comércio exterior e Fernando Pimentel. Ouça a reportagem de Gabriela Costa e Vinícius Luiz.

ECONOMIA A - BRASIL TERCEIRO MERCADO AUTOMOTIVO DO MUNDO - 18-12-2012.mp3

Economia B: O percentual de pessoas que utilizam os cartões de crédito no Brasil chega a 75% em 2012. A presidenta Dilma Russef pretende enquadrar bancos e as administradoras para que haja uma diminuição e transparência nas taxas de cobranças dos consumidores. Ouça a reportagem de Emílio Pio.

ECONOMIA B - CARTAO DE CREDITO DILMA RUSSEF DE OLHO NAS TAXAS CABRADAS PELOS BANCOS - 18-12-2012.mp3

Justiça: Comissão Nacional da Verdade realiza investigações para apurar atividades da Operação Condor que teria sido responsável pela morte de mais de cem mil pessoas, dentre as vítimas podem estar dois ex-presidentes do |Brasil. Ouça a reportagem de Gabriela Terenze.

JUSTICA - SOB INVESTIGACAO OPERACAO CONDOR PODE TER ELIMINADO DOIS EXPRESIDENTES BRASILEIROS - 18-10-2012.mp3

Cidadania: Alunos e professores da rede municipal e entidades sociais participam do 3º Cortejo pelos Direitos da Criança e do Adolescente no centro de BH. Ouça a reportagem de Gabriela Costa

CIDADANIA - 3 CORTEJO PELOS DIREITOS DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE EM BH - 18-10-2012.mp3