Notícias Externas

Chamada de Afoxé 2018 conta com marcha contra intolerância religiosa

Atividades ocorrem de 26 a 28 de janeiro, no Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte

O afoxé é um termo de origem iorubá que significa “a fala que faz acontecer”, “a fala que cria”. É uma importante manifestação cultural vinculada à religiosidade africana que leva para a rua os orixás, a cultura afro-descendente, os ritmos, os cantos e os toques dos terreiros.

A Chamada de Afoxé – Nossa Cultura Nas Ruas é um evento realizado desde 2011, em Belo Horizonte, com o objetivo de convidar todos os participantes a buscarem a harmonia dentro de si e celebrarem a felicidade. A sétima edição do evento será encerrada com uma Marcha Contra a Intolerância Religiosa.

Uma das coordenadoras do evento, Lu Silva, da Companhia Motumbá, falou sobre o evento em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 24 de janeiro.

Nesta edição do evento, as atividades ocorrem nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, no Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte (Praça Rui Barbosa, 50, Centro). A programação incluindo oficinas gratuitas de ritmo, canto e dança, conduzidas por Mestre Moa do Katendê, e rodas de conversa, com mestras e mestres da tradição.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Veja a programação:

26 de janeiro

19h – Mesa redonda: Entre a Fé e o Direito. Um debate das políticas públicas e as práticas religiosas de matrizes africanas.

27 de janeiro

9h/18h – Feira de Artesanato

 9h – Oficina Ritmo, Canto e Dança, com Mestre Moa do Katendê

12h30 – Pocket Show Salve Orixás: Moisés Pescador convida Jonathan Sindalandê e Sérgio Lima

14h – Oficina Ritmo, Canto e Dança com Mestre Moa do Katendê

28 de janeiro

13h (concentração), 15h (saída) – Grande cortejo pelas ruas de Belo Horizonte, na Marcha Contra a Intolerância Religiosa e pela Democracia.